2008/12/04

Estudo da APDSI sobre novas formas de trabalho

Hoje, às 14:30, vou estar na apresentação do estudo Evolução do Analógico para o Digital no Domínio do Trabalho:
"(...)um contributo para a análise dos impactes dos novos ambientes digitais no mundo do trabalho e ajudar a identificar barreiras e contextos desajustados ao desenvolvimento de novas formas de trabalho na sociedade da informação e do conhecimento."
Local: Auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações, Rua do Instituto Industrial 16, Lisboa.

Estou com muito interesse na temática, tanto mais porque é um assunto que toca directamente no trabalho que estou a desenvolver e sobre a qual tenho acumulado mais perguntas do que respostas, muitas delas passam pela observação de comportamentos de informação e práticas de gestão pessoal de informação (PIM) junto de profissionais, em contextos de mobilidade.

Uma das questões prende-se, logo à partida, com o facto de, apesar da crescente disponibilização de informação digital, nas práticas de trabalho não tenho observado um abrandamento da utilização de papel. Papel e digital continuam a co-existir e colocam desafios adicionais aos trabalhadores, nomeadamente quando falamos de «mover o papel» para o digital e vice versa. Em tempos dei aqui conta de uma dessas situações, mas elas abundam no nosso quotidiano.

PS - Obrigada, Pedro. Na tag coloquei APDSI mas nem tinha reparado no título. Corrigido!

1 comment: