2008/10/01

novo ciclo escolar - livros em 2ª mão

Como muitos devem saber, cada novo ciclo escolar dos nossos filhos, trás consigo novas listas de livros. Com o avançar dos ciclos, as listas tendem a encarecer, ao contrário do rendimento disponível.

Com a entrada do meu filhote no IST (Taguspark), e o avultado preço dos livros de apoio ao curso dele (Informática e Computadores), recomendei-lhe a utilização da biblioteca. Apesar disso, vou precisar de arranjar, para já, um deles: 
  • Linear Algebra and Its Applications (3rd edition), de David C. Lay
Alguém que esteja a ler isto que se queira desfazer do livro (ou que conheça alguém que já não precise dele)?

6 comments:

  1. Livros?! Isso é para morcões! :oP

    Nunca precisei de um livro no ensino superior!

    Hmmm...é claro que já estou na 8ª ou 9ª matrícula MAS...acabo este mês e também só demorei tanto porque dei mais importância ao trabalho ;oP

    De qualquer forma, ele que estude pelos apontamentos! :o)

    ReplyDelete
  2. Obrigada pela dica, Luís.

    Cada um tem o seu estilo. Eu também tive e tenho o meu próprio mas respeito o dele.

    Em alternativa, terei que mandar vir pelos alfarrabistas da Amazon... espero que ainda mais alguém leia isto.

    ReplyDelete
  3. Como actual aluno do IST, acho que comprar todos os livros é um puro disparate e deitar dinheiro à rua.

    Como ele entrou agora, é normal que pense que a bibliografia de todas as cadeiras é importante, mais tarde ele vai conseguir saber escolher os mais importantes.

    A minha solução para poupar dinheiro (e pode dizer-se que resulta. Gasto menos dinheiro em livros agora, que no Secundário!) é comprar livros no Amazon, por 15€ já se compram livros novos (ou quase), portes incluidos. Outra possível solução são as fotocópias, mas pessoalmente prefiro usado a fotocópias.

    Quanto a usar a biblioteca, é uma questão de sorte. Ele pode tentar ir requisitando o livro todas as semanas... pode ser que dure durante todo o semestre!

    ReplyDelete
  4. Fica a minha opinião, como antigo aluno do mesmo curso.

    Como disse o Diogo, com o tempo, ele vai aprender a seleccionar os livros mais importantes.

    Percebo que no início seja mais complicado distinguir e que optar por não comprar pode deixar uma sensação de insegurança. Não tenho esse livro em particular, senão cedê-lo-ia.

    Mas sou capaz de apostar que haja à venda, nas imediações do campus, fotocópias do livro completo. Há até quem compre as fotocópias um capítulo de cada vez, ao longo do semestre, uma vez que as lojas de fotocópias não fazem desconto para o livro completo e assim distribuem o investimento.

    Boa sorte!

    ReplyDelete
  5. Obrigado pela dica, Diogo, mas acho que de facto tenho um filho muito contido. De toda a bibliografia que lhe foi entregue, ele apenas considerou um deles a «must have» (Linear Algebra). Dos restantes, vai requisitando e utilizando presencialmente. Parece que a vossa biblioteca é bastante boa.

    Um agradecimento também, Rage. Já fui à Amazon e o livro, em segundo mão, custa para cima de 40 aos quais tenho que juntar os portes de correio e demorará cerca de 4 semanas a chegar.

    Entretanto descobri que o autor disponibiliza um site, onde, para além das dicas e exercícios, se encontra também o capítulo I na integra :-)

    Vou aguardar por mais comentários, pois acredito que alguém já lhe tenha dado uso e já não lhe faça falta [cross my fingers], antes de mandar vir da Amazon.

    ReplyDelete
  6. Experimenta o bookmooch.com que consegues arranjar livros de graça.

    Já procurei o de álgebra que tu queres e por acaso até anda por lá, uma cópia apenas.

    Boa sorte :)

    Tiago

    ReplyDelete