2008/07/24

Saberes e Competências Nacionais de Ciência e Tecnologia

Com a extinção do INETI e pulverização do pessoal e das equipas de investigação pelas mais diversas entidades nacionais (e até para o conhecido quadro da mobilidade!) do que era o maior laboratório de estado em Portugal, a plataforma DeGóis (Plataforma Nacional de Ciência e Tecnologia) poderá ser uma forma de não se perderem os saberes e as competências de tantas pessoas que ao longo de muitos anos contribuiram para lhe dar corpo e projectar o nome INETI a nível internacional.

A criação de um CV pode ser feita por todos os investigadores, a título individual ou a título institucional. Neste último caso, as instituições que aderirem têm a facilidade de extrair relatórios com informação agregada (i.e. indicadores de publicações totais, distribuição das publicações por áreas, etc). A título individual, a grande vantagem reside no facto de manterem não só o vosso CV actualizado como integrado e pesquisável em rede.

Uma das funcionalidades que gostei particularmente consiste no relacionamento entre autores. Ou seja, a partir do momento em que é inserida a descrição de um artigo por um dos seus autores, os restantes passam a estar linkados (claro que para que tal aconteça é preciso que lá tenham criado o CV ;-)

Outras das funcionalidades reside na facilidade de consultar os indicadores, reflectindo o momento e com os dados existentes. Ou seja, nada de ficar à espera das delongas anteriores em que apenas se obtinham dados sobre produção científica com meses de atraso. Claro está, que estes elementos apenas reflectem o que lá estiver. Se o vosso não está por lá, só depende da vossa vontade individual (ou, de um alerta vosso para que a instituição de que fazem parte adira ao DeGóis).


No comments:

Post a Comment