2008/04/17

Experiências com blogs em laboratorios

Coles, S. and Carr, L. (2008). Experiences with Repositories & Blogs in Laboratories. Third International Conference on Open Repositories 2008, 1-4 April 2008, Southampton, United Kingdom, p. 2:
"The system is completed by the data discussion/analysis and report generation processes. Blog technology (5) has been employed to facilitate discussion and collaboration with respect to repository data by enabling ‘live copy’ type of transfer of data from the repository to the blog space."
Os autores fornecem o esquema do protótipo e a fase em que se inserem os blogs (diversos detalhes do prototipo encontram-se mais facilmente visiveis nos slides que acompanham a apresentação). Dos elementos fornecidos, destaquei os seguintes pontos fortes e pontos fracos:
  • Pontos fortes: reutilização dos dados noutros projectos que se vão construindo sobre o conhecimento anterior (acumulado), pesquisa cumulativa de dados e informação contextualizada, facilidade de encontrar dados e informação que de outra forma estariam dispersos pelos vários computadores pessoais de cada elemento da equipa, fomenta a noção de que o trabalho de investigação não é solitário e que se constrói em colaboração
  • Pontos fracos: resistência às mudança nos processos de trabalho e no sistema de publicação científica, restrições no acesso e na utilização de aplicações blog, grande diversidade de formato de ficheiros utilizados ao longo do processo de investigação

No comments:

Post a Comment