2008/04/14

barreiras / pontos fortes / oportunidades / ameaças

Estava a umas dezenas de Km quando se deram as «3as. Conversas Unicer» em que foi debatida a «Blogosfera, um problema para as empresas ou um novo universo para as relações públicas?"

Apesar de não ter ido, tenho a sorte de viver numa altura em que me é possível recolher testemunhos do que por lá se passou (i.e. 0, 1, 2, 3, 4) bem como de encontrar o video das conversas disponíveis no local do evento (virtual, claro).

Com um painel de peso, não conhecia o orador principal (embora subscreva as TEDtalks), conheço e acompanho 3 deles: os autores dos 2 primeiros livros sobre blogs em Portugal e a responsável da plataforma de blogs da Sapo, com quem tive a oportunidade de conversar, pela única vez, durante a pausa para almoço, de um encontro de blogs que decorreu em 2006.

Penso que vem muito a propósito relembrar uma apresentação que fizémos nessa altura sobre as barreiras, os pontos fortes, as oportunidades e as ameaças dos blogs organizacionais (Blog SWOT Organizacional: artigo completo, slides da apresentação, quadro resumo das barreiras, pontos fortes, oportunidades e ameaças à utilização de blogs organizacionais).

A tal inevitabilidade dos blogs com que se rematava, ainda teria que esperar mais de ano e meio para se ver discutida no meio, não dos interessados por blogs, mas no seio das empresas que já usam Blogs para alimentar o seu fluxo comunicacional.

É bom ver que o enfoque mudou das abordagens e recomendações teóricas para começar a entrar na sua fase experimental em contexto organizacional e, com ela, a possibilidade de assistir às reais questões colocadas no contexto português à medida que se for generalizando a utilização de blogs organizacionais. Este sim, é o verdadeiro ponto de viragem local que permitirá a recolha de dados que elucidem as verdadeiras e reais questões que as empresas irão colocar(-se)/confrontar(-se).


No comments:

Post a Comment