2007/07/06

Blogs nas Práticas de Suporte a Projectos

Desde o início deste blog que tenho vindo a defender a utilização de blogs para equipas de projecto. Mas a utilização de blogs como processo de apoio à divulgação e comunicação não se esgota no suporte aos elementos da equipa do projecto. A existência de um blog público, para ir dando conta dos desenvolvimentos do projecto, ajudando a criar o ambiente para a divulgação dos produtos finais dos projectos pelos públicos a que se destinam (e que tantas vezes acabam por não ser conhecidos atempadamente).

Um dos exemplos que tenho vindo a acompanhar diz respeito a um projecto EQUAL, o D3 - Digitalizar o 3º Sector. O projecto, na sua recta final, foi sendo lido por diversos actores que ao longo do tempo poderam acompanhar os desenvolvimentos e as diversas acções públicas que foram tendo lugar. O blog foi servindo de complemento às próprias recolhas que foram efectuando para o produto final, bem como para divulgar acções de formação e eventos. A notícia mais recente, apresenta o pacote que será oferecido a todos os interessados, com especial destaque para as organizações sem fins lucrativos:
O produto D3 integra um manual e respectivo software para o uso das TIC no Marketing e Gestão das organizações sem fins lucrativos.

Descubra como usar as seguintes ferramentas:
– Gestão de conteúdos (internet, blogues, wikis);
– Comunicação (e-mail, RSS, NewsFeed, Podcasts);
– Gestão de projectos;
– Gestão documental.

Contêm:
– Conceitos base de marketing, gestão documental e gestão de projectos;
– Plano de comunicação organizacional;
– Guias “faça você mesmo” com indicações sobre Software de uso livre, para apoio nas acções de marketing, divulgação e gestão;
– Software de uso livre (gestão de conteúdos, internet, e-mail, ferramentas de produtividades/escritório, etc.)
De destacar que este produto foi concebido tendo em mente os parcos recursos dos seus destinatários e respectiva preocupação de incluir software livre, apoiado por guias de utilização. Fica aqui registado como uma boa prática e para inspirar todos aqueles que, podendo autorizar a utilização de blogs de projectos, continuam a ponderar todos os contras na utilização destas ferramentas para a visibilidade dos resultados dos projectos e respectivos produtos.

Disclaimer: Não fiz parte deste projecto. Com grande pena minha, nenhum dos projectos em que participei até hoje, tiveram blogs públicos associados. O motivo é simples: a decisão de tornar os blogs públicos não está ao meu alcance.


1 comment: