2007/06/05

Literacia Digital

Depois de um rápido prt.sc (print screen), vejo um novo curso de Literacia Digital. Pena que esteja restrito a utilizadores do browser IE:
"Não está instalada uma versão actual do Microsoft Internet Explorer neste computador. Se não instalar o Microsoft Internet Explorer 6 SP1 ou superior, o visualizador poderá não funcionar correctamente." [mensagem que obtive depois de carregar no «iniciar curso»]
É pena que um curso desta natureza acabe por dar uma visão centrada apenas nos produtos de uma só marca. É que a literacia digital não se restringe a produtos Microsoft. Penso que até podem estar a perder com esta restrição: ao permitir que mais pessoas não utilizadoras do IE realizassem este curso, qui ça, até os convertiam ;-)

Para os mais de 50% de visitantes deste blog, que não utilizam o Internet Explorer (IE), as minhas desculpas. Vão ter que aguardar por outros cursos de literacia digital.

2 comments:

  1. Pedro Garcia11/6/07 00:51

    Subscrevo.
    Atrevo-me a dizer que é irresponsável e há-de ter traços de ilegalidade esta relação entre a Microsoft e o Estado Português.

    A página inicial do sítio tem falsidades como a transcrita:

    "É com grande satisfação que a Microsoft, no âmbito do Memorando de Entendimento assinado com o Governo Português, disponibiliza a todos os cidadãos o Curriculum Microsoft Literacia Digital"

    Não é a *todos* os cidadãos.
    É a quem usa o navegador de internet da Microsoft.

    O Gabinete do Plano Tecnológico não deveria ter a função de também se preocupar com estas coisas ? Ou é o Gabinete do Plano Tecnológico da Microsoft ???

    ReplyDelete
  2. @pedro garcia

    Em primeiro lugar devo dizer que não sou um defensor da microsoft. Uso algum software da Microsoft por motivos profissionais, senão usaria exclusivamente qualquer distribuição Linux.

    Em relação ao facto de ser necessário usar o navegador Internet Explorer para aceder ao site da Literacia Digital, isso não é verdade.

    Eu uso Firefox com uma extensão chamada IETab (pode ser encontrada em https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/1419). Basta adiconar a página da Literacia Digital, que daí em diante, sempre que entrar na referida página, esta carrega como se fosse o Internet Explorer.

    Isso acontece noutras páginas, mas não é problema da Microsoft, mas sim de quem programa a página.

    Concordo que não seja para todos os cidadãos, visto nem todos terem acesso à Internet e outros nem um PC têm.

    Cumps.

    ReplyDelete