2007/05/07

Mini-Guias de ferramentas colaborativas

Como já tive que fazer comparações entre vários tipos de ferramentas colaborativas, presumo que seja de utilidade para muitas pessoas (crescente necessidade de trabalhar de forma colaborativa e, tantas vezes, com a dispersão geográfica das equipas). Deixo aqui o link para uma compilação de ferramentas colaborativas (6 mini-guias com tabelas comparativas de resumo) da autoria de Michael Pick, e que inclui um leque mais variado de produtos e soluções do que aquelas que já fiz de forma avulsa:
  1. Collaborative Writing Tools And Technology - tal como o nome indica, ferramentas que permitem a diversos indivíduos editar e rever documentos, com edição em tempo real (síncrono) ou mediada (assíncrono).
  2. Screen Sharing Tools and Technology - tal como o nome indica, trata-se de ferramentas que permitem partilhar aplicações ou conteúdos que estamos a visualizar no nosso monitor (em 1987, quando trabalhei com S/36, chamava-se a isto emulação).
  3. Whiteboarding Tools And Technology - não sei se o nome desta categoria será indicativa, mas trata-se de ferramentas que permitem a utilização de um espaço comum (a equivalente digital dos quadros utilizados, por exemplo, numa sala de aulas). As utilizações são as mais variadas, permitindo algumas a utilização para o desenho conjunto de modelos, ou, simplesmente um espaço complementar integrado em aplicações de webconference.
  4. Web Presentation Tools And Technologies - apesar de o título poder sugerir a partilha de slides de power point em linha, com a disponibilização de um crescente número de aplicações em ambiente web, torna-se possível tornar as apresentações mais dinâmicas (anotações, audio, feedback, etc.) e até com integração com outras aplicações (caso sobejamente conhecido da integração em blogs).
  5. Instant Messaging Tools and Technology - o nome da categoria é auto-explicativo e trata-se de uma ferramenta para comunicação instantânea de grande divulgação, desde os primórdios da web e que hoje é utilizado também de forma integrada como, por exemplo, indicador de presença (exemplo do skype awareness indicator nos blogs).
  6. Online Video Publishing And Sharing for Learning and Collaboration - com a popularidade do YouTube e do GoogleVideo (e Sapo Vídeos ;-) hoje são já muitos os utilizadores deste tipo de ferramentas mas, dado que existe algo mais para que elas funcionem em contextos de aprendizagem, vale a pena ler o guia e respectivo resumo comparativo de diversas ofertas existentes.


2 comments:

  1. Adorei o mini-guia :) Foi muito util :)

    ReplyDelete
  2. Adorei. Irei ver as ferramentas aos poucos...

    Abraço
    Lu

    ReplyDelete