2007/05/19

Livre acesso também aos dados

O conceito de livre acesso já não é novo, mas a ciência aberta e o livre acesso aos dados em fase de recolha ainda não tinham aparecido por aqui - OpenSourceScience:
"Democratizing science means creating practices and institutions that are transparent, accessible, and accountable to the general public. In addition to being rigorous, we OpenSourceScience strive to make science popular, relevant, and participatory."
Algumas questões que se prendem com o livre acesso aos dados, no caso das ciências sociais, prendem-se com a protecção dos sujeitos e com a salvaguarda dos seus direitos, nomeadamente de privacidade.

Imaginem que se garantia às pessoas entrevistadas o anonimato por forma a que elas se sentissem mais confortáveis para responder às questões colocadas (caso das entrevistas gravadas para posterior transcrição) e que depois as disponibilizavamos de forma aberta?

Ou seja, para que a ciência possa também ser Open Source Science torna-se necessário repensar os protocolos de recolha de dados, entre muitas outras questões. Para além da maior delas: a cultura científica e a coexistência de diversas gerações de investigadores a que correspondem diversas culturas e diversas formas de estar.


No comments:

Post a Comment