2007/05/15

Camada adicional para catálogos - tags at last

Muitos devem conhecer a LibraryThing, um excelente utilitário para quem quer manter, de forma simples, o seu próprio catálogo dos seus livros pessoais, organizado e passível de facilmente se integrar em blogs de apoio a cadeiras leccionadas, exportação de registos para bibliografias, pesquisa, classificação adicional com etiquetas pessoais (tags), etc.

Para aqueles que já por várias vezes tinham imaginado como seria bom poder adicionar uma camada semântica individual (através de tags) aos registos que vamos consultando nos diversos catálogos das bibliotecas a que acedemos, boas notícias. A LibraryThing for Libraries que já está a ser testada na Danbury Library. Permite integrar uma camada adicional no catálogo (OPAC) por forma a permitir a disponibilização de tags de utilizadores (percorram a página com o exemplo de um resultado, para encontrarem a nuvem de etiquetas - cloud tags - associada ao registo).

Ou seja, não se trata de substituir o trabalho de catalogação que permite a arrumação da informação por grande áreas do conhecimento, mas sim de complementar os registos existentes nas colecções por todos aqueles que as utilizam e podem fornecer pistas adicionais que permitam a recuperação da informação:
What is LibraryThing for Libraries?
  • Give your patrons exciting new content, including recommendations and tag clouds.
  • Let your patrons take part, with reviews, ratings and tags. Keep the control you want.
  • Enhance your catalog with just a few lines of HTML. Works with any OPAC and requires no back-end integration. Really.
  • Draw on the collective intelligence of your patrons and LibraryThing members.
Só falta saber quem irá ser a primeira biblioteca em Portugal a disponibilizar esta funcionalidade nos seus catálogos. Pistas? Casos conhecidos? As apostas podem começar :-)

No comments:

Post a Comment