2007/05/28

COPs - o mais importante são as pessoas e não a tecnologia

Para quem «COP» possa ser um agente da autoridade, talvez esteja mais do que na hora para assistir hoje às 9:30, na Gulbenkian, em Lisboa, à sessão sobre Comunidades de Prática (Communities of Practice - CoP). O orador, Etienne Wenger, uma das maiores referências a nível interncional, irá falar sobre na Conferência subordinada ao tema «Aprender em Comunidades de Prática: uma jornada pessoal» (descarregar programa completo).

Para quem não conseguir deslocar-se até ao Auditorio 2 da Gulbenkian, poderá assistir à conferência em directo aqui.

Um Guia ultra-rápido para se iniciarem nas CoP e se colocarem a par das múltiplas possibilidades das CoP. E para quem pensa que tudo isto é apenas teoria, podem dar uma olhadela num dos vários projectos que utilizam o conceito das CoP na Rede Temática da EQUAL.

Outros nomes que vão marcar presença e que quem passa por aqui poderá reconhecer:
Nancy White (1958), da Full Circle Associates, em Seattle, EUA. Diplomou-se na Duke University. Nancy é uma figura destacada no recente campo da facilitação online. As suas investigações e prática centram-se quer nos processos sociais da interacção online, quer no cruzamento entre tecnologia e comunidade. Coopera com empresas, com o governo e com ONG, com um interesse especial na colaboração e na aprendizagem. Desde 1999 que ensina facilitação online, encontrando-se actualmente a escrever, juntamente com John Smith e Etienne Wenger, um livro sobre tecnologia para as comunidades de prática.

Beverly Trayner (1959), mais conhecida por Bev, abandonou recentemente a actividade docente no ensino superior para seguir a sua paixão pela concepção da aprendizagem em comunidades territorialmente dispersas (distributed communities). As suas investigações e interesses centram-se particularmente nas comunidades que atravessam fronteiras nacionais e linguísticas e na integração nesse processo de novos instrumentos e tecnologias. Tem neste momento um doutoramento, em curso, em Didáctica e Tecnologia Educacional na Universidade de Aveiro, Portugal. Fala e escreve sobre comunidades de prática em inglês e português no seu blog e tem ajudado, entre outras, as CoP das Redes Temáticas EQUAL.

5 comments:

  1. Mônica, eu te amo! Acabou de escrever sobre os teóricos que eu estava buscando. Obrigado!

    ReplyDelete
  2. Monica, were you there? I would have SO MUCH liked to meet you!

    ReplyDelete
  3. Hi Nancy,

    I was in the internet conference channel... that only started to work on the second part of the conf (during the coffee time).

    It's like they where saying in the last BlogWalk: «meeting old friends for the first time». Hope that we get to talk f2f soon.

    ReplyDelete
  4. Mônica, grande prazer em conhecê-la. Sou do Rio de Janeiro, Brasil, e descobri seu blog através de um comentário deixado em meu blog. Sou jornalista e estou me preparando para montar meu projeto de tese sobre a web 2.0. Tentarei entrar no doutorado. Já concluí o mestrado em Ciência da Informação no ano passado. Também tenho um blog (http://diariodeumdoutorando.blogspot.com) Criei ele para contar minhas buscas pelas teorias da web 2.0 e você acredita que isso tem me ajudado muito.
    Quero incluir as comunidades de prática nos meus estudos e esse seu post foi um ótimo achado. Colocarei seu blog nos meus favoritos. Forte abraço do Brasil. Marcio Gonçalves

    ReplyDelete
  5. Hi Monica

    Wenger will be back in October for the e-learning Lisboa conference. See you there, if not before!

    bjs

    ReplyDelete