2007/04/22

fring - aplicação IM e VoIP para telemóveis


Cada vez gosto mais do meu N80. Ontem instalei e testei o Fring - Mobile VoIP application for cellular handsets, que me permite tirar partido das potencialidades do meu telefone. Nomedamente, no que diz respeito a contornar os custos com operadores móveis.

Ou seja, como o N80 me ofereçe a possibilidade de me ligar à rede sem passar pelo meu operador (ou seja sem gastos bárbaros de dados móveis), bastando ter acesso a um hotspot (wi-fi), para além de poder aceder e falar com todos os contactos reunidos num único interface de IM (Talk, MSN e Skype) posso também fazer telefonemas sem custos adicionais para os meus contactos.

Isto sim! Isto é tecnologia para a sociedade da informação, ou por outra, para todos aqueles que na sociedade sabem e querem utilizar novas tecnologias mas cujos custos de acesso (e de instalação) não representam uma barreira à sua efectiva utilização.

8 comments:

  1. Tem piada, que ainda há pouco estive a olhar para o fring, ao mesmo tempo que olhava também para o truphone.

    Um pouco off-topic, como se tem comportado o N80 em termos de tempo de bateria?

    ReplyDelete
  2. Em utilização telefone exclusiva, quase 3 dias sem carregar.

    Nos dias em que faço utilização mais intensiva (consultar Gmail, tirar umas fotos, ouvir mp3 ou rádio, consultar os feeds) chego ao final do dia (11:00pm) e tenho apenas um ou dois traços de bateria.

    Ontem fiquei agradavelmente surpresa, pois estive a instalar o fring, a experimentar os telefonemas e o chat (via fring) e ainda não tive que o recarregar :-)

    Vou expreitar o truphone mas dúvido que consiga bater o fring.

    ReplyDelete
  3. Por falar em velhas tecnologias da comunicação:

    Os CTT estão a dar a oportunidade de desenharmos um selo para 2008.Papelustro,blogger figueirense, escolheu o tema O imaginário infantil porque...o melhor do mundo são as crianças.Para que a Bruxinha viaje nos envelopes de Portugal inteiro precisa do vosso VOTO!É fácil: cliquem no link, insiram o vosso email e depois confirmem o voto no email que vão receber na vossa caixa de correio!
    Obrigada!

    Vote aqui

    ReplyDelete
  4. Olá,
    Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
    Veja: www.safesoft.com.br/pabx/

    ReplyDelete
  5. Gostaria de saber se alguem tem o Fring em arquivo para enviar, pois não consigo baixar ele para meu celular N80. qualquer cosia, aguardo retorno..... adriano_aguirre@ibest.com.br
    Agradeço desde já...

    ReplyDelete
  6. Leandro Miranda25/11/07 04:43

    Escrevi uns artigos interessantes acerca deste assunto no meu próprio blog. Usando o fring como gateway podemo-nos ligar ao skype out e pagar apenas 0.02€/min para a rede móvel. Excelente! Próximo passo é tentar transformar o meu pc e a minha linha fixa num pbx virtual e usa-lo como gateway para os telemoveis sem voip. Junte-se um aditivo rede fixa por 0.02€/min e mesmo com os telemoveis da idade dos dinaussauros se fala por apenas 0.04€ pra telemoveis e 0.02€ pra fixa. Eu acho um optimo tarifário... ;)

    P.S.: Bom post e um blog simpático, parabéns!

    ReplyDelete
  7. Anonymous4/2/08 03:03

    tenho um N80 e instalei o Fring, como faço para conectar o Fring em um hotstop que necessita entra um uma pagina para digitar nome e senha?

    ReplyDelete
  8. Não sei se compreendi bem a pergunta. Se para ter uma ligação internet, através de um hotspot, é necessário preencher os dados de acesso nessa página, então terá que aceder à dita página.

    NOTA: Não sei quais foram os atributos escolhidos aquando da instalação do Fring.Lembro-me que, inicialmente, quando instalei o Fring no meu Nokia, tinha colocado como default ele aceder através do meu operador e, dessa forma, estar sempre ligado. Mais tarde alterei para que fosse ligado através de escolha minha e apenas quando estava abrangida por acesso em locais livres de pagamento («free wi-fi»).

    Não sei se isto ajudou?...

    ReplyDelete