2006/11/29

informação, conhecimento e inovação

John Seely Brown & John Hagel III (2006) Creation nets: Getting the most from open innovation, The McKinsey Quarterly, 2006, Number 2:
"Rather than jealously protecting existing stocks of knowledge, institutions should offer them to others as a way of gaining access to broader knowledge flows. (...) Unlike information, which can be codified and disseminated more readily, knowledge tends to reside in individuals and is very context specific. You need close relationships with diverse sets of people and institutions when you want to create new knowledge jointly and deliver innovations to the market."

3 faixas no IC19??!!...


IC19 004
Originally uploaded by monicaA.


Fiquei muito contente ao ouvir as notícias sobre as 3 faixas no IC19: Mas onde estão elas? Será que ouvi mal? Há outro IC19? Onde está a 3º faixa?

Acho que a inauguração foi noutro lado qualquer que não pelo meu querido companheiro de tantas horas!

2006/11/27

Blogs organizacionais e vozes individuais

Kelleher, T., and Miller, B. M. (2006). Organizational blogs and the human voice: Relational strategies and relational outcomes. Journal of Computer-Mediated Communication, 11(2), article 1:
"(...) organizational blogs also seem to appear at the intersection of personal reflection and professional communication. Organizational blogs have evolved from both online and offline modes of communication and have characteristics of both personal and professional communication."

toda a informação e todo o conhecimento do mundo

... e apesar disso, recusamo-nos a ouvir e escolhemos ignorar a informação e o conhecimento a que temos acesso.

Knowledge Management and Real Conversation by David Gurteen (Gurteen Knowledge):
"In short, even if we made perfect knowledge available there is no guarantee that we will understand the world any better or make wiser decisions or put it to productive use. We 'tune out' what we don't wish to hear. (...) Are we prepared to accept that in being honest we will scare people? Are we prepared to deal with people, who when we tell the truth, will perceive it as a personal assault - an invitation to battle rather than the beginning of a real conversation?"

2006/11/26

Blogs2006

A iniciativa Os Melhores Blogs 2006 ajuda a tornar visiveis algumas pessoas que estimo muito e que dão voz a blogs que fazem parte do meu espaço diversificado e alargado de conversas, tantas vezes negligenciados no quotidiano temático do B2OB. Depois de consultadas as regras, aqui ficam as minhas nomeações (com pena de não poder aqui colocar ligações para todos os blogs que gostaria, onde se encontram alguns em regime de acesso restrito... pode ser que para o ano resolvam torná-los públicos ;-)

Melhor blog feminino:
Filipa do Quarto da Tralha
Fátima do Insustentavel Leveza
Ana do Bananalogic
Lucilia Nunes do Conversamos?!
Bev do Em duas Línguas (que terminou este ano, dando lugar a outro)

Melhor blog masculino:
Pedro Fonseca do Contra Factos & Argumentos
Ricardo do Zone41
H.S. do Crítico
Manuel J. Matos do Que Universidade?
Luis Palma de Jesus do Geografismos

Melhor blog temático:
Jorge Massada do Ciência Hoje
Paulo Izidoro do Bibliotequices
J. A. do Pura Economia
Rita Caré com a colaboração de Bárbara Vale-Frias do Caminhos do Conhecimento
Izidoro do Mania dos Quadradinhos

Melhor blog colectivo:
Divulgar Ciência
Ubiversidade
FísicosLX
Farol das Artes
Jornalismo e Comunicação

Melhor blogger:
Maria do A minha vida com o Doutoramento
Ricardo do Zone41
Hugo Neves da Silva do LisbonLab

Melhor blog:
Atrium - Media e Cidadania
Blog.delaranja
Entre Estantes


2006/11/25

Impacto dos blogs nas organizações

impacto blog nas organizações ou produtos

Alertada pelo Manuel J. Matos, tive conhecimento de uma notícia divulgada no jornal EXPRESSO (não coloco link pois não tenho acesso ao conteúdo) . Teve como base o relatório Image from Corporate Blog Learnings: The Discovery Age que recolheu respostas de um grupo reduzido de bloggers de empresas: das 73 entrevistas via web, 51 tinham blogs (amostra de conveniência, p. 3), onde se pode encontrar qual o impacto que os blogs tiveram para as próprias empresas que fizeram parte do estudo.

Noutro estudo (amostra representativa, 5 países Europeus) a que acedi via Loïc Le Meur - The Power of Blogs in Europe, from IPSOS - podemos ver no slide 29, o impacto que os blogs têm nas escolhas dos consumidores.

Business impact of blogs

Caso para perguntar se as organizações estão a perceber que os consumidores estão a escolher os seus produtos com base no que se escreve... também nos blogs!

2006/11/24

Software Livre na AP

Pelo Vitor fico a saber do Encontro de "(...) Software Livre na AP, organizado pelos Ministérios da Justiça, Educação e Cultura, da UMIC e do Plano Tecnológico, a 29 de Novembro, na Torre do Tombo", no dia 29 de Novembro, 4ªfeira, das 9:00 às 18:00, na Torre do Tombo, Lisboa [ver programa completo].

Para quem se interessa por arquivos digitais terá oportunidade de ouvir José Ramalho, do Ministério da Cultura (Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo - Univ. Minho), falar do Projecto RODA – Desenvolvimento de uma plataforma tecnológica para suportar arquivos digitais.


PS [01/12/2006] - O Vitor disponibilizou os links para as apresentações e o rescaldo do evento.

Tags: ; Limex

atravessar fronteiras - employee blogging

A Lilia já disponibilizou o link para o artigo:
Efimova, L. & Grudin, J. (2007). Crossing boundaries: A case study of employee blogging. Proceedings of the Fortieth Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS-40). Los Alamitos: IEEE Press.
tags: ; ; ;

convite


... da Universidade do Minho: "Mais informação e tecnologias da informação não são a solução!" Gerir conhecimento:

"Convidamo-lo a estar presente neste evento para saber como tal é possível e tornar-se nosso parceiro em projectos de diagnóstico e investigação."
5ªfeira, 30 de Novembro, das 14:00-18:00 - programa do evento

2006/11/21

Barcelona debate blogs nas organizações

Autumnfall

Esperava por mim uma mensagem do Ricardo com a indicação de mais um evento em que se vão partilhar experiências sobre a utilização de blogs nas organizações. Desta vez é organizado pela Fundação Barcelona Digital:
"Les seves potencialitats les han convertit en elements de gran importància per generar vies de comunicació tant a l'interior com a l'exterior de les empreses. (...) Per aquest motiu resulta transcendental que les empreses s'incorporin a aquest diàleg continu que s'està generant a Internet. En aquest debat mostrarem quines són les tendències, quines problemàtiques poden trobar-se i les claus perquè les empreses s'incorporin a la blogosfera."
Estará presente Enrique Dans que tive oportunidade de ouvir no 3º Encontro de Weblogs que decorreu no Porto, Fabián Gradolph, do Departamento de Comunicação da IBM Espanhola, Claudio Bravo, Consultor do Grupo InforPress que irá falar de blogs internos e Hugo Pardo, cuja tese de doutoramento foi dedicada ao desenho das fases progressivas para a elaboração de um modelo de aplicação web institucional e vai falar da utilização organizacional de aplicações web:
"A mi me toca hablar de la utilización de los blogs en las aplicaciones webs institucionales, tema que he tratado a fondo en mi tesis doctoral a partir del diseño de fases progresivas en la elaboración de un modelo de aplicación web institucional universitaria. El planteo central de mi ponencia girará sobre la adopción de software social no como una moda, sino como una necesidad en la estrategia de knowledge management. Existen cientos de recursos Web 2.0 de fácil acceso para uso del entorno institucional, pero falta una política eficiente de adopción productiva de dichas herramientas. ¿Por qué entonces esperar la adopción de los blogs u otras herramientas Web 2.0?. La experiencia demuestra que, en caso de que se adopten en up-bottom; luego no se utilizan con eficiencia."
PS [25 de Novembro, 2006] - Claudio Bravo já disponibilizou os slides sobre «blogs corporativos para la gestión de la comunicación interna».

tags: ; ; ;

2006/11/20

inovação (ainda) dentro da caixa

Vale a pena ler as lições que não foram aprendidas sobre inovação, numa entrevista realizada à Professora Roasabeth Moss Kanter, na revista Working Knowledge, da Harvard Business School:
"Why have decades of executives fumbled innovation? One reason: Existing corporate structures, controls, and incentives do work against out-of-the-box thinking. Professor Rosabeth Moss Kanter, who has just published a Harvard Business Review article on the topic, discusses her research into the classic traps of innovation and how to avoid them. Key concepts include:

* The search for new ideas must go broad and deep throughout an organization. Traditional corporate controls and structures don't work well with innovation teams. New methods are needed to gauge effectiveness.

* Innovators must be kept connected to the mainstream business. Isolating them leads to tensions with other parts of the company and lessens the chances that their work will be adopted."

2006/11/15

Encontro anual de Comunicação Organizacional ESCS

Este ano, o 9º Encontro do Departamento de Comunicação Organizacional, da ESCS (Escola Superior de Comunicação Social), é dedicado à temática das Relações Públicas em Portugal. Dia 22 de Novembro, início às 9:00 am, no auditório da ESCS, em Benfica. O blog do encontro

disponibiliza mais informação:
"(...) blog oficial do IX Encontro do Departamento de Comunicação Organizacional, um evento organizado anualmente para promover a reflexão e o aprofundamento de conhecimentos e práticas relacionadas com a Comunicação nas organizações e, simultaneamente, o convívio entre o corpo docente e discente e a comunidade profissional (...)"
Apesar de já não acompanhar de perto esta temática, também eu fui aluna daquela escola e gostaria de reencontrar algumas pessoas.

Um apontamento que pode interessar aos antigos alunos ligados à investigação, diz respeito à Revista «Comunicação Pública»:
"(...) um projecto editorial de raíz multidisciplinar destinado à publicação de trabalhos de investigação, ensaios teóricos e notas críticas que, independentemente da diversidade de perspectivas, linguagens, contextos e objectivos que os caracterizem, façam das formas de comunicação humana o seu tema de reflexão."
Pena não dar acesso ao conteúdo integral dos artigos, que ajudaria a divulgar melhor o que por cá se vai fazendo - ver bibliografia de acesso livre comentada, ou o ROI das publicações de acesso livre.

Fonte: John Houghton & Peter Sheehan (2006). The Economic Impact of Enhanced Access to Research Findings. CSES Working Paper No. 23, p.7.

2006/11/14

criar logos tipo web2.0

Para criar logos tipo web2.0 podem seguir as instruções do Vitor ou então utilizar o gerador automático do Alex para o nome que pretendem ver webizado ;-)

EuroBlog 2007 - Survey of Weblogs em RP e Gestão de Comunicação

Via Ricardo, vejo que a 2ª EuroBlog Survey já está a decorrer (respostas até ao dia 30 de Novembro), continuando a ser um projecto no âmbito da EUPRERA (European Public Relations Education and Research Association).

À semelhança da notícia que aqui coloquei o ano passado, e uma vez que as questões continuam a ser pertinentes para a utilização dos blogs no contexto das organizações, estão convidados a responder todos os profissionais ligados às Relações Públicas ou à Comunicação das Organizações.

A novidade este ano é que associado ao inquérito que está a decorrer, existe um blog de apoio de investigação e discussão do impacto do software social na prática das RP e da Gestão da Comunicação, que poderá ser um local interessante quer para profissionais ligados à temática quer para alunos e professores que abordem estes temas... e a todos aqueles que reflectem sobre a implementação de weblogs no contexto organizacional.

Creative Commons em Pt desde ontem

Pois cá está ela com as diversas modalidades de escolha: Creative Commons em Pt:
"A Creative Commons ajuda-o a publicar a sua obra online enquanto informa os utilizadores exactamente o que eles podem e não podem fazer com seu trabalho. Quando escolhe uma licença, fornecemo-lhes as ferramentas e os tutoriais que lhe possibilitam adicionar as informações sobre a licença no site, ou nos vários serviços gratuitos de alojamento que já incluem Creative Commons."
[entradas anteriores aqui e aqui]

tags:

2006/11/05

Correção sobre Creative Commons em Pt

Pedro Oliveira (da CC International: Portugal) fez-me chegar uma correcção a uma entrada que aqui tinha colocado sobre a Creative Commons em Pt que passo a transcrever (com autorização do mesmo e a quem agradeço) :
"Tropecei no seu blog onde encontrei um post sobre Creative Commons que dizia que está para breve a chegada das CC em Português (o que é verdade), mas não é verdade que vá ser publicada em Diário da República uma extensão ou outra coisa qualquer. Na realidade as licenças não implicam nenhuma alteração à legislação e aparecem sem qualquer intervenção do legislador ou do estado." [negrito meu]
tags:

2006/11/02

fun check out

... for man and women alike, by Hugh Macleod, gapingvoid: how to lose your girlfriend.

Jardins wi-fi Lisboa


Através do blog do Hugo, fiquei a saber do projecto piloto da lisbonlab » Internet Wi-Fi grátis em Lisboa, em diversos jardins espalhados pela capital. Gostei em especial do cuidado que houve em disponibilizar um mapa com a localização dos mesmos. Cheira-me que tem uma mão do LisbonLab ;-)

Venham mais iniciativas destas!


Hoje balanço das TIC nos últimos 10 anos...

... da Sociedade de Informação em Portugal. Organizado pela APDSI, inserido no SITIC (Salão Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação), das 9:30 às 18:00. Estou especialmente interessada em 2 dos paineis:
  • SI no mundo actual (moderação de Luís Ribeiro) onde estarão, entre outros, Luís Amaral (avaliações da presença na internet da AP - breve história e análise), João Picoito (a inovação na era da SI).
  • Perspectivas da SI (moderador Diogo Vasconcelos) com Leitão Marques (Governar em rede), Dias Figueiredo (A dimensão crítica da SI em Portugal), Bruno Dias (A nova sociedade e as ferramentas do sistema) e Rui Cádima (A SI e os Média).