2006/08/31

Blogs restritos para equipas de projecto

O Pedro (CF&A) chamava a atenção, no início deste mês, para algo muito apetecível para os que ainda estão a meio caminho (usar ou não usar blogs apesar de continuarem a pensar em todos os pós e os contras. É de facto um mercado com saída. O release beta do blogger, de que muitos já falaram, acrescenta essa possibilidade de restringir quem tem acesso ao blog.

Não se trata de criar blogs para os amigos e familiares (apesar de tb aí existir mercado), mas no contexto das organizações, a possibilidade de criar blogs para equipas de projecto (restritos ao trabalho entre membros das equipas) em fases de trabalho que não se prestam a divulgação, torna-se agora mais simples e deixa de ser um argumento para a não criação de espaços que, findo os projectos, deixam a memória do que se fez, entre muitas outras coisas.

Não podia estar mais satisfeita com esta nova funcionalidade, tanto mais que internamente, vou estar envolvida num workshop sobre blogs para equipas de projecto ;-)

mundos virtuais


As Muralhas de Samaris
Originally uploaded by monicaA.
O tempo de que dispomos, quando estamos de férias, permite aquilo que durante o resto do tempo de labor raramente tconseguimos: deixar os pensamentos fluir sem que tenham que ser para realizar alguma tarefa urgente.

Em tempo de férias gosto de me dedicar a outro tipo de leituras. Recreativas. Sem propósito que não seja entreter a mente. Lúdicas, portanto, diriam.

Talvez por não estar com a preocupação de resolver algo, dei por mim a divagar sobre as questões dos blogs, das identidades que se constroem online e de mundos recreados. Este último, por sugestão dum magnífico livro de banda desenhada que me foi oferecido e para o qual só agora tive o espaço de que necessitava para o disfrutar.

Até que ponto é que os blogs estarão a (re)criar novas identidades? Quando penso na minha própria identidade, contada por quem lê os blogs, fico a pensar se me reconheço nessa identidade, através dos pedaços que aqui vou deixando. Será quase uma evidência que estas são as novas formas de comunicar e de trabalhar. Para alguns serão já uma realidade onde outros vêem virtualidade. Qual delas é a virtual?...

O melhor mesmo é voltar a serenar e continuar em férias (apesar de ter perdido oportunidade de rever o pessoal do P* ;-)

2006/08/25

Bom fim de semana...


Blogs nas Organizações
Originally uploaded by monicaA.
... com esta vou eu de férias :-)

2006/08/18

mudar, transformar, mover, agir...

Numa palavra só: SHiFT (Social and Human Ideas for Technology)!

Os protagonistas já estão a postos. Quem não pode ir até ao estrangeiro para os ouvir, vai ter oportunidade de os ouvir por cá a falar de "Pessoas e Tecnologia, Gestão do conhecimento, Novas formas de Economia, Blogs e Jornalismo de Cidadãos, e Direitos, Liberdades e Privacidade no Mundo Digital". Tudo pela vontade de 3 pessoas que fizeram uma conversa acontecer :-)

Já começaram a aparecer os títulos das comunicações no Wiki de apoio ao evento, para aguçar o apetite. Mas vamos ter que esperar por 28 e 29 de Setembro, em Lisboa - Universidade Nova de Lisboa (UNL).

SHiFT - Social and Human Ideas For Technology

2006/08/14

Utilização interna de blogs

A utilização interna de software social (social software) no Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ) foi feita numa abordagem top-down, segundo o Vitor Domingos, também ele um utilizador de blogs, de diverso software social e de software de código aberto (OSS ou FLOSS):

"O uso de software social (empresarial) é uma directiva do ITIJ, espelhada no seu plano director, que visa criar e melhorar os mecanismos de comunicação interna, facilitando a partilha de informação entre equipas e pessoas."

A utilização de blogs ainda está em estudo, apesar de mais colaboradores do ITIJ também os utilizarem, tal como o Celso. Para além de o utilizarem a nível individual para falarem sobre questões relacionadas com a utilização de software (e outras), participam de forma activa na construção de redes onde se agregam outras competências que se vão manifestando pelo decurso de actualização de outros bloggers na praça. Exemplo do Planeta Asterisco, alojado no domínio da Paradigma (uma empresa de novas tecnologias).

Ajudará para a implementação interna de software social o facto de o Presidente daquele Instituto ser Mário Valente, também ele um entusiasta de software que resolva necessidades (e não apenas software de código livre e/ou social só porque sim).

Para ajudar à conversa junto entradas anteriores sobre utilização de blogs: