2006/06/30

mudanças

Tomo conhecimento, por mensagem de colega aqui no INETI, que foi aprovada a Resolução do Conselho de Ministros que aprova, para consulta pública, o conjunto de orientações de reforma dos Laboratórios de Estado e mandata o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para preparar a proposta final da reforma dos Laboratórios de Estado.

Segundo os detalhes existentes no documento anexo à mensagem que recebi, que inclui o Anexo «ORIENTAÇÕES PARA A REFORMA DO SISTEMA DOS LABORATÓRIOS DE ESTADO» (pp.6-13),

"A esta primeira fase, que é de reforma do sistema dos laboratórios de Estado, seguir-se-á, de imediato, a reforma de cada uma das instituições com base em análises detalhadas das suas capacidades, da produtividade técnica e científica de cada sector e da nova organização necessária ao cumprimento das suas missões."
na página 6, fico com o olhar parado no ponto 5, onde tomo conhecimento que "É extinto o Instituto Nacional de Engenharia Tecnologia e Inovação (INETI).", local em que trabalho...

PS [03/Jul/2006] - Relatório do Grupo Internacional, "Redesigning the Governance of the State Laboratories’ System" (Maio, 2006), via bloGAI.

2006/06/17

Pausas


Pausas
Originally uploaded by monicaA.
Compilação de escritos de Hermann Hesse da Editora Difel, sob o título «Da Felicidade», p.27:
"A grande valorização do minuto, a urgência, motivo mais importante da nossa vida, é sem sombra de dúvida o mais perigoso inimigo da alegria (...) Parece triste, todavia inevitável, que essa pressa da vida que actualmente levamos nos haja influênciado de modo tão agressivo e prejudicial desde a mais tenra idade." (Hesse, 1899)

Escrito em 1899 e tão actual...

2006/06/14

[books] A revolução dos blogs


portada_blogs_orihuela
Originally uploaded by jlori.
José Luis Orihuela (2006), La revolución de los blogs. Cuando las bitácoras se convirtieron en el medio de comunicación de la gente. Madrid: La Esfera de los Libros, pp. 283 [ISBN: 84-9734-498-7]. Ver o índice no eCuaderno ou consultar ficha editorial em La revolución de los blogs.

2006/06/10

Monitorização de software aberto para bibliotecas

A oss4l (open source systems for libraries), tem como missão:
"build better and free systems for use in libraries. Toward this end, we maintain a listing of free software and systems designed for libraries (the physical, books-on-shelves kind), and we track news about project updates or related issues of interest."
Mantêm uma listagem de software e sistemas livres desenhados para bibliotecas. Monitorizam novos projectos, artigos relacionados, protocolos e formatos normalizados (Z39.50, MARC, Dublin Core, RDF, etc.) e linguagens de desenvolvimento (Java, Perl, PHP, etc).


; ;

blogs (e outros) nas intranets

Paul Chin (2006), The Value of User-Generated Content, Part 1 (2 e 3), e Corporate Blogs: Weapons of Crass Discussion? (todos disponíveis no Intranet Journal: building the corporate enterprise), tem uma visão curiosa sobre a introdução de conteúdos criados pelos colaboradores de uma organização, no que diz respeito à utilização de blogs (e outros, tais como wikis).

Não serão também os restantes conteúdos (pré-blog) produzidos pelos colaboradores? Não passam também eles pelo crivo editorial da organização? Porque não conceber a incorporação desses conteúdos, disponibilizados nos blogs, da mesma forma? A agregação e correspondente disponibilização de conteúdos já há muito tempo que é tratada dessa forma pelos indivíduos (os tais que são apelidados de bloggers). Porque é que as organizações não o fazem de acordo com os tais critérios organizacionais?

Parece-me que se trata de um falso problema de quem não conhece o que tem ao seu dispôr. Arranjam-se argumentos para não tirar partido do que a nível individual já se vai fazendo. Porque não existe capacidade de ouvir sem pré-formatação. Porque não pode ser assim tão simples (e é). Porque ainda não se conhecem todos os cenários (nem nunca se conhecerão). Porque a inovação é uma palavra (e não um processo).

As outras organizações, aquelas em que inovar é um processo contínuo, já o fazem: Andrew P. McAfee (2006), Enterprise 2.0: The Dawn of Emergent Collaboration, MIT Sloan Management Review, Vol. 47(3), pp. 21-28:

"The resulting organizational communication patterns can lead to highly productive and highly collaborative environments by making both the practices of knowledge work and its outputs more visible. Drawing on case studies and survey data, the article offers managers a set of ground rules for implementing the new technologies."

2006/06/07

Motivação

David Sirota, Louis A. Mischkind, e Michael Irwin Meltzer (2006), Why Your Employees Are Losing Motivation, HBS Working Knowledge:

"The most important thing is to provide employees with a sense of security, one in which they do not fear that their jobs will be in jeopardy if their performance is not perfect and one in which layoffs are considered an extreme last resort, not just another option for dealing with hard times."

Claro que este estudo não se aplica a Portugal. Nós estamos mais do que habituados (nestes últimos anos, em especial) a viver com insegurança, medo e despedimentos no horizonte ;-)

2006/06/02

Arte através da leitura de tags de HTML

b2ob - visualizing tags


À medida que vamos construindo os nossos blogs, vamos utilizando tags (em HTML) para indicar links, imagens, tabelas, citações, etc. Nunca imaginei é que o resultado da análise a esses tags pudesse ser algo tão bonito. A imagem final do b2ob é a que ilustra esta entrada. Outras imagens magníficas disponíveis no Flickr. Produzido pela mão de websitesasgraphs, onde o invisível se torna Arte :-)