2006/01/31

I have been tagged by JJ Merelo, who I met during Web Base Communities (WBC2004), back in March of 2004, here in Lisbon, when he presented a paper on CLUSTERING WEB-BASED COMMUNITIES USING SELF- ORGANIZING MAPS, together with Fernando Tricas. Had to talk with them, and did so during coffee break and where I had the opportunity to listen to more of the work they were doing (and also, had a wonderful gift: the CD with all the proceedings :-).

This event was very important for me, because it was in there that I met 2 more great people: Vitorino Ramos, that was introduced to me by Fernando and JJ, and Lilia, whom I only knew from reading her blog and from Kboard.

Need to say that this 4 persons have since been of great importance in my own exploration of what blogging is all about: making the world smaller and allowing playful exploration and a helping face when needed. Now for the difficult part, the lists of 4 things (wasn’t it about the 43 Things?):

Four jobs I had:
  1. Bartender at The Dennis Bar, in Portimão (Algarve), during school holidays, back in 1984
  2. RPG II programmer, at former LCA-Informática (Lisbon), back in 1988
  3. Played being a technician at Economic Services, in former Macau (now Macao Special Administrative Region), till 1992, and again in Justice Services, till 1999.
  4. Image, Information and Communication Freelancer, till I’ve come to INETI, research Lab.
Four places I've liked:
  1. Singapore, spacious city with great blend of cultures
  2. Hong Kong, vibrant city where one can find literally anything
  3. Warsaw, in spring and summer, a city with wide parks and great for cycling and listening to music
  4. Monasterio de Piedra, where I can listen the sounds of nature (and myself)
Four TV shows I like (even though I hate TV):
  1. Yes (Prime) Minister (still see them in DVD)
Four places I've vacationed:
  1. Langkawi, Kedah, Malaysia
  2. Samui, Surat, Thailand
  3. Barcelona, Catalonia, Spain
  4. Sagres, Algarve, Portugal
Four favourite dishes:
  1. Teppanyaki
  2. Wan Tan
  3. Tom Yang Gong
  4. ... mostly anything about food and eating in good company
Four sites I visit daily:
  1. Bloglines (personal aggregator)
  2. Gmail (yap, first thing when I arrive)
  3. Traces of visitors in my stats ;-)
As for tagging 4 people (and since JJ already tagged, Fernando, and Ton already tagged Lilia) I will tag:
  1. Vitorino Ramos, a digital friend from the blogofractolândia ;-)
  2. Filipa, a great friend (and previous colleague) to whom I miss having her smile around
  3. Martin Röll, who I miss the english conversations and the ever feeling of having met long before ;-)
  4. Bev, a foaf that’s becoming a friend in all things community related :-)

I think this is one of the longest post that I have publish until today ;-)

2006/01/28

identidade(s) na internet

Tinha-me esquecido de publicar um draft que aqui tinha sobre um texto de livre acesso (OA) que se encontra na Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), da UBI, na secção dedicada à Comunicação nas Organizações: Ana Filipa Gaspar (2005), O blogue e a sua dimensão organizacional, realizado no âmbito de uma cadeira do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, do Departamento de Sociologia, do ISCTE.

Tenho a vaga sensação de que trocámos algumas palavras durante o II Encontro de Weblogs, que se realizou o ano passado na UBI, e que ela estaria para defender a sua tese de mestrado. Não sei se já terá defendido, mas lembro-me que a temática andaria à volta dos weblogs.

Mantém alguns blogs, entre eles A Reconstrução da Identidade na Internet, que será aquele onde se podem acompanhar algumas das reflexões para a tese que desenvolve (ou já desenvolveu?):

"Este blogue pretende ser uma ferramenta de trabalho para uma tese que estou a elaborar. Nessa tese, formulo a questão de como é que individualmente transpomos para a Internet os vários papéis que representamos no quotidiano. Ou seja, com a utilização da Internet, nós passamos a realizar on-line várias actividades que anteriormente fazíamos face-a-face com outras pessoas ou através de outros meios de telecomunicação - como é que essa alteração afectou a representação que construímos de nós próprios e apresentamos aos outros, nas nossas interacções quotidianas? De uma forma geral, questiono-me sobre o facto deste novo media proporcionar-nos uma reconstrução da nossa identidade através dos seus diferentes recursos, como os blogues, as home pages, o e-mail, o IRC, o Instant Messaging Service, os fóruns de discussão. Espero que este blogue consiga reunir aqui várias ideias, gerar alguma discussão e fomentar a reflexão sobre esta temática."

; ; ; ; ; ;

2006/01/25

Weblogs na comunicação organizacional

Face aos resultados provisórios (via CF&A), na sequência do EuroBlog 2006 - Survey of Weblogs in PR and Communications Management, torna-se mais simples identificar oportunidades e limitações na utilização dos weblogs ao nível da comunicação organizacional (conforme a percepção dos respondentes), mas, para que os weblogs possam fazer parte da estratégia de comunicação organizacional, é preciso que ela exista ;-)

Ver restantes gráficos escolhidos para apresentar os resultados...

2006/01/19

Sinal de Maturidade II

Obrigada ao A t r i u m, em referência ao argumento de Dumenco, ao destacar a questão do rótulo «blogger»:

"(...) porque hei-de ser um 'blogger' por escrever textos numa determinada ferramenta e não ser 'worder' ou 'word-perfecter' por escrever textos numa outra?"

Quanto mais pessoas se forem desligando/desprendendo, do rótulo que se prende com a utilização de uma ferramenta e a passarem a encarar como ela é - uma ferramenta de comunicação mediada por computador (CMC) - maior será o sinal de que estará generalizada a sua utilização, deixando de constituir um simbolo de diferenciação que justifique a utilização do dito termo «blogger». Será mais uma canal, como tantos outros, que nos permite comunicar :-)

Será que em Portugal já lá chegámos? A avaliar pela fraca penetração desta ferramenta nas organizações, diria que ainda teremos que esperar algum tempo ;-)