2006/12/28

mobilidade digital

Já muitas pessoas tinham telemóvel, quando recebi o meu primeiro Nokia (1997, estava na altura em Macau). Lembro-me de me sentir intimidada quando o telefone tocava em público e procurava um espaço onde recriava alguma privacidade para a conversa. Era preto, com tampa deslizante e ainda tinha antena saída (não me lembro do modelo).

Quando cheguei a Portugal, em 1999, escolhi o operador Optimus e com ele veio mais um Nokia (só me lembro que era amarelo e preto). Com o acumular de pontos (por volume de carregamentos), e uma vez que a bateria já estava a dar problemas, troquei de telefone. Outro Nokia, desta vez um 3330, cinzento.

Em 2003, por ocasião do meu aniversário, recebi o primeiro telefone que marcava a diferença dos anteriores: um Nokia 3660 (cinzento metalizado, com distribuição de teclas circular). Por graça, uma vez que as tarifas telefónicas de dados são proibitivas, consultava algumas páginas (google e pouco mais) e acedia ao email (gmail).

Agora, com uma surpresa muito especial que me apareceu no sapatinho, posso finalmente tirar partido de um telefone multimedia, com câmara de 3 megapixel incorporada, acesso à rede por operador ou, motivo do meu grande contentamento (calculo que para infelicidade do meu operador ;), através de redes wi-fi e sem grandes complicações ao nível da configuração de acesso. Esta funcionalidade permite, não só aceder a páginas web como também carregar conteúdos (blogs, mails, fotos, etc) sem custos adicionais :-D

Com este telefone vou dar descanso ao meu MuVo, passo a ter os contactos e o email sincronizado com PC e com o Notebook, posso visualizar e transferir ficheiros (Microsoft Word, PowerPoint, Excel) e tirar partido do ShoZu para fazer uploads no blog e flickr (entre muitas outras coisas).

Apesar de este telefone vir com 2 câmaras incorporadas (uma para fotos, com maior resolução, e outra para chamadas video), não substitui a minha Nikon coolpix P1 que continuará a ter o seu lugar no meu quotidiano. O telefone em questão? Um Nokia N80 :-D

Nokia N80

PS [25/Fev/2007] - Ver entrada do Armando sobre Dispositivos digitais portáteis

No comments:

Post a Comment