2006/10/24

Dicas para implementar software social ...

... nas organizações, by Euan Semple, numa entrevista feita por Ana Neves da KMOL, com base na experiência de implementação na BBC:
"Não fale de gestão de conhecimento. Não gaste muito dinheiro. A maior parte desta tecnoologia é simples e barata. Crie um sentido de responsabilidade partilhada. Encoraje os utilizadores a serem responsáveis pelo ambiente e por como é usado e gerido. Quando as coisas correm mal, faça perguntas interessantes sobre o “porquê” em vez de ralhar com as pessoas, e deixe-as decidir a resposta adequada. Seja paciente."
Durante o SHiFT, ele acrescentou algo mais que não encontrei na entrevista: é preciso ter paixão e acreditar que a mudança se faz em cada um de nós. Nas minhas reflexões acrescentei: para inovar é necessário transgredir o que está instituído como norma (a tão velha frase do "porque sempre se fez assim") até que a inovação seja incorporada, passando ela a ser a (nova) norma. Claro que também ajuda estar numa posição de topo e poder dizer: faça-se (tal como relembrava a Lilia, em referência ao elevado lugar hierárquico ocupado por Euan Semple na altura dentro da BBC ;-)

No comments:

Post a Comment