2006/06/30

mudanças

Tomo conhecimento, por mensagem de colega aqui no INETI, que foi aprovada a Resolução do Conselho de Ministros que aprova, para consulta pública, o conjunto de orientações de reforma dos Laboratórios de Estado e mandata o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para preparar a proposta final da reforma dos Laboratórios de Estado.

Segundo os detalhes existentes no documento anexo à mensagem que recebi, que inclui o Anexo «ORIENTAÇÕES PARA A REFORMA DO SISTEMA DOS LABORATÓRIOS DE ESTADO» (pp.6-13),

"A esta primeira fase, que é de reforma do sistema dos laboratórios de Estado, seguir-se-á, de imediato, a reforma de cada uma das instituições com base em análises detalhadas das suas capacidades, da produtividade técnica e científica de cada sector e da nova organização necessária ao cumprimento das suas missões."
na página 6, fico com o olhar parado no ponto 5, onde tomo conhecimento que "É extinto o Instituto Nacional de Engenharia Tecnologia e Inovação (INETI).", local em que trabalho...

PS [03/Jul/2006] - Relatório do Grupo Internacional, "Redesigning the Governance of the State Laboratories’ System" (Maio, 2006), via bloGAI.

5 comments:

  1. Vais ver que vai surgir um com as mesmas pessoas e com um nome todo bonito!

    Assim anda Portugal!

    ReplyDelete
  2. Não será bem com as mesmas pessoas.... mas com aquelas que têm as ligações certas.... hum.... espero que também com aquelas que decerto fazem um óptimo trabalho.
    Espero que corra tudo pelo melhor para ti!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  3. Penso o mesmo que o _41. Porquê extinguir o INETI?

    ReplyDelete
  4. Não foi minha intenção levantar preocupações... mas fico contente por saber que se preocupam com o meu bem estar :-)

    Escolhi a palavra «mudanças» por me parecer que poderia descrever o que se está a passar dentro do INETI por deliberações externas (Decisão do Conselho de Ministros).

    A verdade é que desde que para cá entrei (em 2002) que ouço falar de restruturações e me tenho mantido à margem pelo facto de estar envolvida em tantas coisas que não resta tempo para pensar em soluções do que não está ao meu alcance resolver (tornando-se assim um não-problema).

    Certo desta vez, se abrirem os documentos anexos à mensagem, é que o INETI é para extinguir sendo as competências aqui existentes, absorvidas (nas palavras do documento) por outros organismos e laboratórios existentes.

    Por enquanto não me assombra o fantasma do despedimento... talvez por já ter recomeçado da estaca zero muitas vezes. Essas outras mudanças incluiram mudar muitas vezes de:
    - país
    - profissão
    - organização (privada e pública)

    Não posso é deixar de sentir que isso afecta as relações no trabalho, fragilizando os nervos de alguns e colocando pontos de interrogação que nem sempre são saudáveis no âmbito de equipas de projecto que já se deparam com alguns constrangimentos.

    É bom saber que aqui estão, prontos a dar uma palavra amiga de conforto quando eu mais precisar.

    Obrigada por estarem à escuta.

    ReplyDelete
  5. Cara Mónica:
    Como deves ter percebido, a minha visita na passada 6. Feira tinha um único objectivo: nao stresses, ok?

    Falo contigo daqui a poucas horas.

    ReplyDelete