2006/05/27

Web2.0 na agenda pública

Alertada por uma mensagem do Manuel J. Matos (Que Universidade?), tomo conhecimento que a Web2.0 vem de novo para a agenda pública pelas mãos de Jorge Nascimento Rodrigues (Suplemento Economia, Jornal Expresso, edição Nº1752, de 27/05/2006). Agora que é ele que o diz, talvez os nossos gestores levem a questão mais a sério:

  • Chegou a hora de «importar» para dentro das empresas o «software de socialização» baseado na Web (as ferramentas da Web 2.0)
  • Os empregados mais pró-activos já usam pessoalmente ou fora de portas estas ferramentas; o que falta é conquistar os gestores
  • Os blogues internos são fundamentais na gestão da mudança
  • As taxionomias criadas pelos próprios utilizadores são mais eficazes
  • Os «wikis» podem ser boas ferramentas de gestão de conhecimento
  • Os decisores terão de encontrar um equilíbrio entre as estruturas de informação e de conhecimento formais, impostas e centralmente geridas, e as que emergem da iniciativa colectiva dos utilizadores
Numa altura em que tanto de discute o modelo do jornalismo na actual paisagem de informação (Information landscape), cumpre relevar o papel do jornalismo na formação da agenda pública, traduzindo e divulgando ideias inovadoras.

PS [27/Mai/2006] - Ver comentário do Vitor Domingos, Software Social na Administração Pública, com "o input de gestão de um departamento de desenvolvimento".

PS [27/Mai/2006] - O Celso Pinto, que trabalhou na Siemens, também tem um comentário sobre a importância de sensibilizar os gestores para a importância da utilização de software social, dando especial enfoque ao trabalho em equipas de projecto.

; ; ; ;

1 comment:

  1. :)

    this is the message in a bottle

    take care

    ReplyDelete