2006/04/20

regularidade na diversidade - EnBlogs06

A intensidade dos contactos superou de largo as expectativas que tinha sobre o EnBlogs06, organizado pela Secção de Comunicação do Conselho da Cultura Galega.
Tudo está ainda muito recente e a necessitar de alguma reflexão. Para já, apenas alguns apontamentos:
  • apesar de os blogs ajudarem a criar presença, contribuindo para o alargamento geográfico e a formação de espaços partilhados, não existe substituto para a intensidade dos contactos presenciais e a possibilidade de estabelecer novas pontes, para novos trabalhos, «just by being there» (Fernando Garrido, que faz parte do Observatorio da Cibersociedade)
  • a sobreposição de espaços (digital e presencial) ajuda a criar continuidade, muito útil para aprofundar contactos, explorando com maior detalhe o trabalho desenvolvido por cada um (Manuel Pinto, da Universidade do Minho, Paulo Querido, jornalista que tem ajudado a divulgar as novas tecnologias na sua coluna habitual da revista Expresso, Catuxa Seoane, que só conhecia através da colaboração no eCuaderno)
  • a reocorrência de contactos, dá um cunho de familiaridade facilitando a integração em grupos diversificados, pelo cruzamento de redes de relações (foaf)
  • apesar de a utilização dos blogs ser uma fonte rica e diversificada, reflectindo as características e histórias individuais de cada blogger, que lhes dá a «voz», a vontade de conhecer e aprofundar conhecimentos foi uma constante nas conversas que decorreram.
  • a evocação de pessoas, apesar de não terem estado presentes, é indicadora de uma história de abordagem já existente, tal como os trabalhos de JJ Merelo e Fernando Tricas, que se estendem ao universo português de trabalhos sobre blogs.
  • As proximidades linguísticas (Português e Galego) e a possibilidade de domínio de outras línguas pelos bloggers (por exemplo o Inglês e Castelhano), facilitam a criação de comunidades alargadas, de grupos de investigação com realidades diversificadas, facilitando a apresentação de trabalhos ricos pela sua abrangência (global) e ao mesmo tempo, atendendo a especificidades locais (glocal).

As apresentações começam a ser disponibilizadas no EnBlogs06. Podem completar com imagens no flickr e em diversos blogs.

As portas estão agora abertas para o próximo encontro que vai ter lugar na Universidade do Porto: o III Encontro de Weblogs.

Vou agora à descoberta de outros caminhos, antes de me voltar a lançar à estrada, para percorrer os 530Km de regresso a casa :-)

PS - No blog Caledónia, encontram uma crónica muito completa sobre o evento, com mais fotografias e no Endurance de ArvPart, um apanhado exaustivo de muitas conversas sobre o EnBlogs nas webs.


Tags: ; ;; ; ;

1 comment: