2006/04/14

A diversidade das histórias no contexto organizacional

Partilhando a mesa com Manuel Bragado (bretemas.blogspot.com), Miguel Vila (www.colineta.com) e Isaac Cordal (www.alg-a.com) e a moderação de Ascárida (orballo.f2o.org/weblog), vou estar em Santiago de Compostela (Galiza), no próximo dia 19 de Abril, no EnBlogs. A nossa mesa irá debater a diversidade das histórias com todos aqueles que quiserem fazer parte desta discussão que se pretende aberta a todos.

Claro que já devem ter adivinhado que a mim me interessa muito levantar e conhecer a «diversidade das histórias no contexto organizacional» através da utilização, entre outros, dos blogs :-)

No meu caso, a necessidade de me manter ligada ao mundo, descobrindo outras formas de o olhar, foi-me levando a tirar partido dos meios à minha disposição. Desde os tempos do PowWow (1995), em que falava com pessoas espalhadas pelo mundo, até à utilização dos blogs, parece-me sempre ter existido uma predisposição para ouvir e partilhar experiências diversificadas que vão alimentando e enriquecendo o quotidiano.
  • No contexto das organizações, será a diversidade que traz as valências necessárias para a criação da riqueza?
  • À luz do que se desenhou em Outubro do ano passado, no 2º encontro de Weblogs, na UBI, continuarão as organizações em Portugal a ignorar as possibilidades oferecidas pelos blogs?
  • Não será, através dos blogs de cada colaborador, que se torna possível trazer para dentro do sistema organizacional outras histórias filtradas pelo olhar de cada um?
  • Será que os blogs se podem constituir como um dos maiores valores para introduzir a diversidade das histórias no contexto organizacional, através dos registos de conversas que se vão tecendo ao longo do tempo, complementando experiências e saberes?


; ; ; ;

3 comments:

  1. seguro que conoces el estudio de tu ciudad sobre la TWA por Lisbon Lab url: http://blog.lisbonlab.com/estudos/o-papel-dos-blogues-na-comunicacao-organizacional/#sum
    pero el acceso a los blogs internos de las organizaciones no está permitido salvo para estudios.
    La experiencia de los blogs externos o de relaciones públicas es muy positiva pero no se aprovecha si quedan sin revisar por la organización y no producen replanteamientos de objetivos.
    saludos, espero podamos vernos en Santiago

    ReplyDelete
  2. Olá Daniel,

    Agrada-me poder começar a conversa antes de me lançar à estrada (530Km até Santiago :-)

    Inicialmente pensava que a solução residia na implementação de blogs no contexto organizacional. Mas ao longo do tempo fui descobrindo novas formas de trazer esses pedaços de conversa, para dentro das organizações, percebendo que o que torna os blogs num fenómeno é o facto de representarem as vozes de pessoas e não a voz da organização (embora as possam influenciar).

    Concordo com o exemplo dos blogs de agências publicitárias (afinal é o ramo delas, a excelência da comunicação), no entanto aquilo que proponho é trazer para dentro das organizações o que já está a ser filtrado pelos seus colaboradores, tais como as práticas da SUN.

    Vai ser muito bom poder continuar a conversa.

    Saludos

    EnBlogs; diversidadedashistorias; blogs; filtros; organizações

    ReplyDelete
  3. siento no poder desarrollar la idea de los portavoces empresariales en blogs para pequeñas empresas o proyectos temporales. seguiremos de todas formas en la red y quizá en el congreso de octubre en Porto.
    debes perdonar que pudiéramos charlar un momento, lo siento.

    ReplyDelete