2006/02/13

Informação centrada nos utilizadores e... RSS

O ano passado, a propósito do lançamento do Guia Prático de MySQL, dava conta do que já estava a ser feito por algumas bibliotecas ao nível da incorporação de alertas através da disponibilização de feeds temáticos (RSS), centrados nas necessidades do utilizador.

Tomo agora conhecimento, através do António Granado, de que o processo de incorporação de dados nos catálogos das bibliotecas, vai passar a ser mais fácil através da disponibilização de feeds (RSS) que permitem alimentar automáticamente as bases de dados existentes ao nível das tabelas de conteúdos (TOC) das assinaturas de revistas que uma organização tenha. O projecto já está a andar e dá pelo nome de TOCRoSS - Table of Contents by Really Simple Syndication:

TOCRoSS will use the RSS 2.0 standard to place journal tables of content (TOC) data into a library catalogue without human intervention, thus improving the accuracy of records, saving time for library administrators and adding value for library patrons.

Apetece-me recordar um dos slides que utilizei em 2004 para explicar os benefícios da utilização do RSS, durante um workshop na BAD, desenhado no contexto das bibliotecas:

Tags: ; ; ;

1 comment:

  1. Olá Mónica, de facto é cada vez mais frequente usar-se o formato de RSS como forma de exportar e importar conteúdos, aqui no SAPO estamos a usar essa mesma técnica num conjunto de projectos.

    Não deixa de ser uma curiosa abordagem ao modelo de webservices, embora limitado, o tempo de desenvolvimento de feeds de rss é como matar um coelho com uma cajadada só, fica-se com feeds e ainda por cima com uma interface para os conteúdos.

    ReplyDelete