2006/02/10

Em 2 (ou mais) línguas - Bilingual blogging in Portugal

A Bev lançou mais uma questão que, mais cedo ou mais tarde, se vai colocando a todos aqueles que vão descobrindo o potencial dos blogs, quer seja em Portugal ou noutro país qualquer cuja língua nativa não seja o Inglês:

"This got me thinking (again) of the different ways people in Portugal are writing em duas línguas..."

Mas explica melhor algumas das questões a que se refere, ao dar um passo para lá do Atlântico, propondo a criação de um espaço para aprofundar estas questões, durante o próximo blogher-2006:

"Keeping a blog in more than one language is more than just a linguistic problem. There are a host of social, political and technical issues around posting, reading, writing, blogrolling and tagging in more than one language. I would like to explore some of these issues, share some of the practicalities, and move ahead with some ideas for designing for blogs and blogging in two languages."

As questões da língua na manutenção do blog (para além dos problemas técnicos que o blogger colocava, em tempos ;), só se me colocaram quando reparei que o blog podia ser uma janela para outras pessoas que não habitavam o meu quotidiano geográfico, em que a língua escolhida poderia servir de barreira (ou escudo de invisibilidade) para conversas que gostaria de ter... e também por alguma insistência da Lilia para entrar nas conversas que se estavam a desenrolar no KBoard :-)

Tags: ; ;

2 comments:

  1. Muito interesasnate o seu blog. Cheguei a ele via Lisbonlab (http://blog.lisbonlab.com/). Nao conheco bem a blogosfera portguesa, mais acho que depois de verem varios blogs e muito seria e interessante.

    Gostaria de conhecer mais blogs portugueses para fazer un post sob a sua blogosphera. Pode você me recomendar alguns?

    Muito obrigado e parabems

    Victor Abellón
    http://caramelosmog.net
    http://bitacoras.org
    ht

    ReplyDelete
  2. Olá Victor,

    Um bom ponto de partida poderá passar por uma visita à Blogopedia, um wiki dedicado aos blogs em Português, iniciativa do Paulo Querido, um dos primeiros autores de um livro sobre Blogs em Portugal ;-)

    ReplyDelete