2005/11/28

Artigo sobre weblogs organizacionais

... que menciona algumas das situações que a General Motors (GM) está a enfrentar ao utilizar os blogs para tentar inverter a opinião pública: Does Your Company Belong in the Blogosphere?, secção de tecnologia da Harvard Business School, revista Working Knowledge:

"(...) vice chairman of product development at General Motors, wants to get quick feedback from consumers on the company's latest product launch, new strategy, or something as specific as the quality of the sheet-metal fits on the latest Chevrolet, he knows where to go: his corporate blog, http://fastlane.gmblogs.com."

2005/11/25

Plano Tecnológico: onde está o documento oficial?

Foi ontem aprovado o Plano Tecnológico em Resolução de Conselho de Ministros. Até aqui nada de estranho. O que já não será normal esperar é que um documento aprovado desta natureza só se encontre disponível através de um orgão de comunicação social, o Público, ainda por cima numa versão que diz no topo de todas as páginas «Confidencial».

Depois de consultar uma versão oficial em diversos organismos dedicados à sociedade da informação (UMIC, OSIC, Ligar Portugal, entre outros), não encontrei nenhum documentos oficial.

Não será este documento de interesse alargado de divulgação? Não deveria o documento, após aprovado, ter tido logo uma divulgação generalizada?...

PS [10:54, 25/11/2005] - Menos de uma hora depois de aqui ter colocado esta mensagem, recebi o comentário de Campos, com a indicação de uma nova página que alberga tudo o que diz respeito ao Plano Tecnológico. Agradeço a informação e faço a sugestão para que o Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento e a UMIC, actualizem as suas páginas, dado que se pretende mobilizar e envolver toda a população portuguesa.

2005/11/13

Solução temporária - comentários moderados


Moderated comments
Originally uploaded by monicaA.
Depois de umas semanas em que fui alvo de umas centenas de splogs (spam blogs), juntamente com muito mais pessoas, o Blogger passou a disponibilizar uma opção para moderação de comentários.

Acredito que dentro de pouco tempo deixará de ser necessário utilizar esta funcionalidade (conto que os splogs, sabendo dessa funcionalidade, se afastem dos blogs alojados no blogspot.com) mas até lá, os meus comentários passaram a estar abertos a todos (sim, anónimos também, Sab ;) só que ficarão pendentes de um ok meu, manual.

Todos os comentários continuam a ser bem vindos, o que inclui qualquer crítica, sugestão ou discordância :-)

2005/11/03

[eventos] Novo livro

Do mesmo autor do livro Organizational Knowledge and Technology: An Action-Oriented Perspective on Organization and Information Systems (2004), é hoje lançada, na FNAC Colombo, às 18:30, a obra Fundamentos da Gestão do Conhecimento Organizacional, de Rodrigo Magalhães [via Portal Kmol]

Outras publicações do mesmo autor [via LSE]:
  • Environmental Business Scanning Systems: the application of the industrial dynamics model to the electronic financial information services industry. Economia, 14(2), Maio 1990, 281-310
  • Developing Infoware. MBA Review, 2(2), September 1990,24-25 (with R. Bruce)
  • A Gestão da Informação. Cadernos de Economia, Ano IV, Nº 16, Jul/Set 1991, 32-34
  • A evolução dos sistemas de informação na empresa: dos MIS aos desafios da mudança estratégica. Revista da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, nº 1, 1993, 9 - 31
  • Key Information Systems Issues in the Portuguese Finacial Sector. Revista da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, nº 5, 1996, 33 - 46 (with M. J. Pereira)
  • Brief Overview of the Information Systems Field in Portugal. Revista da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, nº 5, 1996, 91 - 94 (with L. Amaral)
  • Sistemas de Informação: definição, origens e perspectivas para Portugal. Revista da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, nº 6, 1997, 53 - 56
  • Organizational Knowledge and Learning. In G. von Krogh; J. Roos; D. Kleine (ed), Knowing in the Firm: understanding, managing and measuring knowledge. London: Sage, 1998
  • Tecnologia e Conhecimento Organizacional. Revista Portuguesa de Gestão, nº 4, 2001, 26-35
  • Perspectives on ICT Innovation and Organizational Context. In C. Avgerou (ed) The Economics of ICT Innovation. London: E. Elgar, 2003

2005/11/02

Colaboração no meio virtual e confiança

A Bev levanta uma questão muito pertinente, sobre a qual ainda não tinha reflectido:

"There's also an interesting issue about language especially if you are writing in a second language. Do you, or should you, correct or reformulate someone's language on a wiki? And should you correct it or expect it to be corrected in the planning of an event?"

No meu entusiasmo, e partindo do princípio que estou a colaborar com alguém, parti do pressuposto que era esperado que se visse algo que pudesse ser melhorado na minha língua nativa, e à semelhança do que esperaria que fizessem com a minha escrita em inglês, deveria intervir.

Agora que reflicto no que fiz (alterei o que alguém escreveu no espaço de preparação para o evento BlogHer em Portugal), já não estou tão certa de ter agido correctamente. Será que pode ser considerado arrogância? Será que a preparação colectiva de um evento por pessoas, que de facto não se conhecem para além da net, pressupõe a confiança necessária para que algo como o que fiz, seja aceitável?...

E o que me fez tratar a Bev como se de facto já a conhecesse? Terá sido porque me foi apresentada por alguém com quem já mantenho uma relação de confiança (friend of a friend, FOAF)?

2005/11/01

[FAQ] Splogs - como lidar com blogs de spam

Tenho assistido a um crescendo de falsos comentários neste blog e noutros que visito. Muitos deles apelam à auto-estima dos autores e raramente acertam nos conteúdos que elogiam, remetendo links para falsos blogs (os tais Splogs) como forma de inflacionarem o valor dos seus sites (i.e. sistema utilizado pelo Google para calcular "importância" de uma página, PageRank).

Para o utilizador, nós (autores de blogs), isto torna-se um pesadelo pois obriga (para quem usa o blogger.com) a ter que apagar manualmente cada um desses falsos comentários. No meu caso, os blogs que mantenho (b2ob e o blogtese), apesar de pouco conhecidos, andam a receber, em média, 12 comentários desse tipo por dia, obrigando-me a uma perda significativa de tempo (o tal tempo que não tenho :-( )

O CF&A, que possivelmente também tem andado a ter os mesmos problemas, disponibilizou um artigo da WiredNews, com dicas bastante úteis para ajudar a combater este fenómeno - How to Fight Those Surging Splogs:

  • Para descobrir se estão a ser alvo de Splogs, podem utilizar pesquisa de palavras chave (nome do vosso blog, endereço, nome com que são conhecidos na internet, etc) subscrevendo-as através do Technorati, IceRoket, Bloglines ou outros...
  • Denúnciar os casos que vão tendo conhecimento para a plataforma onde estão alojados os vossos blogs. No caso de utilizadores do blogger.com não dispomos de comentários moderados, mas podemos, caso se trate de um Splog alojado no blogspot.com assinalar no topo do blog (canto superior direito, onde se vê uma bandeirinha, muito discreta) pressionando e assinalando assim que se trata de um blog com conteúdos duvidosos.
  • Remover todas as mensagens, identificadas como sendo de Splogs dos blogs

Acrescento outra: ajudar a explicar este fenómeno a novos bloggers e partilhando formas de combater este fenómeno. Afinal é a componente social que continua a fazer dos blogs uma mais valia. Não será? :-)