2005/09/27

Simulador: acesso Banda Larga com o melhor preço

Achei muito útil o Simulador da DECO que está disponível, mesmo para não sócios:

"Para ajudar o consumidor na sua escolha, este simulador indica qual o fornecedor de acesso com o melhor preço para a banda larga (ADSL, cabo e Powerline)."

Permite fazer a selecção por Distrito, perfil de utilizador e custos com as infra-estruturas. Os resultados têm taxa de IVA incluída. Os dados que constam na base, dizem respeito aos preços que eram praticados pelos operadores a 6/Setembro/2005.

2005/09/24

weblogs no contexto organizacional

Talvez devido à aproximação do encontro de weblogs, tenho andado a ruminar nas questões que se prendem com a integração de blogs no contexto organizacional.

Das várias publicações e artigos que tenho mencionado aqui, e que vou guardando nos meus aqui, o Talking from the inside out fez-me reequacionar algumas questões. Nos vários desenhos mentais que fui concebendo para integrar os weblogs no contexto organizacional, parti de premissas erradas: não se trata de criar blogs organizacionais dentro das organizações e esperar/controlar o que os colaboradores/funcionários lá colocam. Para a maioria das pessoas isso significaria um acréscimo às suas rotinas diárias e, para aquelas cuja primeira experiência fosse o blog organizacional, poderiam nunca chegar a perceber a gratificação de estabelecer conversas numa escala global.

E se em vez de centrar a nossa atenção na implementação de weblogs dentro da organização, a nossa atenção fosse centrada em trazer pedaços dos weblogs para dentro da organização?

Ao ler as questões que a Lilia apresentava (aqui e aqui), em muito relacionadas com a sua experiência recente a estudar weblogs dentro da Microsoft, tudo se tornou mais claro: uma vez que a tecnologia de que dispomos já o permite, e com grande facilidade (ex: agregação de weblogs no P*), a ideia é trazer para dentro da organização os trilhos do que já existe:

Making traces visible

2005/09/23

Mudar comportamentos

"They don't understand why Google is giving so many of its brilliant and valuable new tools and content away free. They don't understand why eBay paid billions to buy Skype. They don't understand why so many 'respectable' people don't equate file-sharing, the modern equivalent of going to the library, as theft. They are still stuck in the same mentality that predicted the telephone would never catch on, or that the world only needed a handful of computers."

... os mesmos que continuam a questionar-se por que razão se considera sequer a utilização de weblogs dentro das organizações. A IBM já não se questiona!
PS - Esqueci-me de referir uma tese de mestrado, dedicada a esclarecer melhor os mais cépticos: Blogs - A Global Conversation: A Master’s Thesis on the Social Phenomenon of Blogs [.pdf], James Torio (2005), que tive conhecimento através do Hugh Macleod.

Aqui todos sabemos quem somos

Vitorino Ramos (2005), DAS NAÇÕES, DAS ORGANIZAÇÕES E DA PROCURA:

"A imensa falta de trabalho em equipa no nosso país, ou a pura rejeição de tal possibilidade alimentando acéfalos anti-corpos, é disso confrangedor exemplo. Ou a auto-censura quase genética que realizamos em não procurar ouvir especialistas de diferentes áreas sobre o mesmo assunto de interesse. Ou por último a evidente lacuna de cultura urbana ou de desprezo pelo espaço público, são mais um entre tantos outros exemplos.
(...)
Temos sido marcados por um conservadorismo e egoísmo quase granítico, que nos cristaliza invariavelmente sob o mesmo ponto da paisagem global de possibilidades. Creio ser tempo de re-equacionar este nosso pequeno balanço social, colectivo e distribuído de exploração do espaço conceptual e procurar sem receios, albergar no dia a dia das nossas vidas e das nossas profissões, uma maior possibilidade à serendipidade."
Em Junho recebi uma mensagem de uma pessoa que não conhecia (e ainda não conheço), que perguntava se autorizava que o meu blog fosse adicionado aos restantes que faziam parte do Planeta *. A mensagem [reproduzida com autorização do autor] dizia:


Boa tarde,

Estou a contactar bloggers portugueses, que possuam alguma relevância,bem como usem o tema da tecnologia, informação e ciência de forma aconcretizar uma iniciativa; o Planeta Asterisco - um site agregador deblogs nacionais - semelhante a tantos outros - http://planet.go-oo.org/, http://planet.gnome.org/, http://planet.perl.org/.

Pretende-se assim dar uma maior visibilidade ao que se faz por cá,fornecendo conteúdos interessantes a leitores.A língua materna será a portuguesa, contudo muitos possuem o seu blog eminglês, pelo que não será obrigatório o seu uso, mas sim preferencial.Para tal gostaria de contar com a sua autorização para a poder "linkar"ao Asterisco. Site: http://asterisco.paradigma.pt/

Cumprimentos,

Vitor Domingos

Depois de ter recebido o convite, e antes de ter dado a resposta, achei que devia ir fazer uma visita ao Planeta*. Identifiquei algumas das temáticas, sobre as quais percebo apenas o suficiente para conseguir estabelecer pontes para quem sabe (para perguntar temos que saber a quem, não será?...). Na altura, dessa lista, não conhecia ninguém e a verdade é que ainda não conheço (espero conhecer no dia 5 de Outubro :-), apesar de me ter permitido identificar e aprofundar algumas questões, muito relacionadas com um dos projectos de que faço parte. Enviei a minha resposta:

Olá Vitor!

Gostaria de começar por agradeçer o seu contacto (não sei se já nos conhecemos mas a minha memória, muito fraca para nomes, não me devolveu resposta :)

Estive a dar uma vista de olhos no asterisco.paradigma.pt e parece-me ser uma iniciativa bastante interessante. Se acha que o B2OB (
http://b2ob.blogspot.com/) pode contribuir para este local de agregação, do meu lado não me oponho. Parece-me até uma forma de poder vir a identificar mais competências que desconheço, apesar de Portugal ser tão pequeno ;-)

Parabéns pela iniciativa e
cumprimentos,


Mónica


Às vezes é preciso vir alguém, que não vemos há demasiado tempo, para nos lembrar que aqui, todos sabemos quem somos.

2005/09/22

Mais um livro acabado de lançar Handbook for Bloggers & Cyber-Dissidents

Através do Lorenz Khazaleh, chega mais um recurso para quem faz questão de acompanhar o que vai sendo publicado sobre weblogs.

Global Voices Online: "(...)The Handbook for Bloggers [.pdf] is for people who want to be serious participants in the emergent online global conversation: How to set up a quality, credible blog.".

O Enfoque não são as organizações, mas, tal como já aqui disse, os blogs pertencem às pessoas que lhes dão a voz ;-)
Conteúdo:

2005/09/16

Fui dar uma volta pelo espaço. O ar por aqui estava muito pesado ;-)

Mapa de Banda Larga em Portugal

Mapa Banda Larga em Portugal - 2004
Mapa Banda Larga em Portugal - 2004,
originally uploaded by monicaA.
Será que alguém tem um mapa mais actualizado com as ligações de Banda Larga em Portugal?

Encontrei este mapa no Portal de Banda Larga de Portugal e, julgo, que se trata de um mapa de 2004 (?) da autoria da ReferTelecom.

Há relativamente pouco tempo sairam dados estaísticos sobre a utilização da Banda Larga em Portugal, existindo também na ANACOM uma secção dedicada ao O Mercado da Banda Larga em Portugal, 2005 só que não encontrei nunhum mapa que ajude a visualizar mais facilmente a cobertura de infraestruturas para acesso em banda larga no nosso país.

Também procurei nos vários observatórios criados no âmbito da UMIC (entre outras, secção dedicada à iniciativa nacional para a banda larga) e não consegui resultados.

A melhor aproximação foi esta imagem de 2004, referida na iniciativa do actual Governo (Ligar Portugal) só que não a consigo localizar na fonte (ANACOM)

:-(

2005/09/09

weblogs - alternativas para sistemas de gestão de conteúdos em PME

Ao ler o texto que se segue, relembrei uma conversa que tive sobre o potencial da utilização de blogs no contexto de pequenas e médias empresas (PME). As diversas ferramentas existentes foram-se tornando cada vez mais elásticas e é hoje possível, como alternativa à implementação (e aquisição) de sistemas para gestão de conteúdos (CMS), conceber um sistema assente em blogs. Por agora fica o artigo.

Blog tools tackle content management, by Cathleen Moore:

"Holzschlag said. 'Very large content management systems are very expensive and hard to manage. The leading blogging tools are giving you great code --high quality and standards based code --' for a fraction of the price."

2005/09/08

Programa do II Encontro de Weblogs

Já está disponível o programa do II Encontro de Weblogs, a realizar na Universidade da Beira Interior (UBI), 14 e 15 de Outubro. Mais uma oportunidade para conhecer o que se tem vindo a fazer em Portugal ao nível dos weblogs, para estabelecer pontes com outros trabalhos, para conhecer as pessoas que dão voz aos blogs e para reflectir nas diversas utilizações que o blog pode ter.

Sexta-feira, 14 de Outubro

14h00 – Recepção e Acreditação
15h00 – Início das actividades dos Grupos de trabalho
18h00 – Sessão de Abertura – Anfiteatro de Sessões Solenes ou Anfiteatro 1

  • António Fidalgo - Presidente da Unidade de Artes e Letras
  • Paulo Serra - Presidente do Dep. de Comunicação e Artes
  • Ricardo Araújo Pereira (Gato Fedorento)

[update!] - Na noite de sexta o Beers&Blogs, no bar Espaço Covilhã

Sábado, 15 de Outubro

10h00 – Continuação das actividades dos Grupo de Trabalho
11h00 - Sessão 1 – De olho na blogosfera

12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Sessão 2 – A blogosfera vista pela blogosfera

  • Weblogs e Cultura …… Coordenação: Francisco José Viegas (Aviz)
  • Weblogs e Política ……Coordenação. Pedro Mexia (Fora do Mundo)
  • Weblogs no Ensino ……Coordenação: Rogério Santos (Indústrias Culturais)

15h45 – Intervalo para café
16h00 – Sessão 2 – A blogosfera vista pela blogosfera

  • Weblogs e Jornalismo …Coordenação: António Granado (Ponto Média)
  • Weblogs no Contexto Organizacional … Coordenação: Mónica André (B2OB)
  • Weblogs e Imagem ……Coordenação: José Carlos Abrantes (As imagens e Nós)

17h45 – Intervalo para café
18h00 – Sessão 3 – Horizontes da Blogosfera

19h30 - Encerramento
21h00 – Jantar Hotel Meliá D. Maria
24h00 – Convívio Weblog




, , ,

2005/09/07

Blogs e a colaboração mediada por computador

Mais um exemplo de utilização dos weblogs, enquanto ferramenta, por forma a permitir a colaboração mediada por computador, junto de uma comunidade científica com poucos recursos. O draft da comunicação SciBlog: a tool for Scientific Collaboration.pdf detalha a forma de implementação do blog e o que esteve na origem da sua criação [via Vitorino Ramos].

Para quem ainda não percebeu o potencial da ferramenta no contexto das organizações e, em particular, nas organizações que se dedicam à investigação, esta pode ser uma das formas de divulgar a utilização de blogs - utilização de um blog colaborativo, com uma finalidade específica, minorando o trabalho ligado aos aspectos de manutenção e aumentando a troca de conteúdos que mais facilmente podem atrair pessoas da área.

Outras formas podem passar pela agregação de informação de blogs já existentes que desenvolvam temáticas comuns ou que se complementem. A título de exemplo, a iniciativa que esteve na origem da criação do Planeta Asterisco. Apesar de não se tratar de uma comunidade científica, ilustra bem o potencial da agregação de conteúdos, sem necessidade de duplicar esforços com a publicação em 2 ou mais locais diferentes.

No caso referido, dando origem a um espaço de divulgação e de encontro de um grupo de pessoas com interesses e temáticas diversificadas que cobrem um leque abrangente de assuntos (desde as questões ligadas ao software livre, desenvolvimento de aplicações, novas tecnologias, alertas sobre as mais diversas TIC, etc) e, mais importante ainda, promovendo o conhecimento e estreitando laços que eliminam os silos a que assistimos dentro e fora das organizações conhecidos pelo sindroma do «not invented here» (conhecidos tb em Portugal por «ilhas»).

PS - A Câmara Municipal de Resende está atenta ao potencial do RSS e já disponibiliza este formato para chegar aos seus munícipes :)


PS2 [23/Nov/2005] - Ver recente entrada no LisbonLab com mais exemplos de câmaras que já disponibilizam RSS aqui.

2005/09/04

weblogs organizacionais - ousar dar voz aos colaboradores

"Pagam-nos para duvidar de tudo o que os outros propuseram antes, para propormos a nós próprios alternativas ousadas e para discutirmos interminavelmente entre nós." [Magueijo, 2003, Mais rápido que a luz: biografia de uma especulação científica] [PS 08/Mar/2007: e pelo que vejo, merecem tudo o que recebem]

Ao ler um livro de divulgação científica de João Magueijo, dei-me conta do porquê do meu fascínio quando li pela primeira vez sobre weblogs (muito antes de ter criado o meu primeiro blog). O que me fascinou não foi a ferramente (na altura nem sequer fazia ideia do que seria necessário para poder ter semelhante coisa :-), mas sim o que ela representaria para mim: a possibilidade de estabelecer conversas com pessoas que não habitavam o meu espaço.

Ou seja, na impossibilidade de me poder deslocar para junto de locais, por excelência, intelectualmente estimulantes, fui registando pequenos indícios do que procuro e assim foi possível «transportar-me» até essas pessoas. Da impossibilidade (económica, logistica, etária, etc.) «digitalizo» parte de mim e deixo-me «transportar» até me materializar num quotidiano que não habito mas que me estimula a reflexão... às vezes, com um poder de atracção tão grande, que as barreiras geográficas se comprimem e nos podemos encontrar, conversando como se a distância não existisse.

A cultura organizacional que encontrei, no local em que trabalho , desde 2002 (instituição de I&D), também me pareceu que poderia beneficiar com a utilização de weblogs internos, promovendo o conhecimento entre as pessoas que fazem partes de diversas áreas científicas, e que se encontram desligadas do que se faz na porta ao lado. Neste caso, estavamos perante a possibilidade de mobilizar informação que se encontra «enterrada» no círculo fechado de colegas de equipa, possibilitando que fossem estabelecidas as tais pontes com outras áreas do saber e que podem significar os tais saltos imensos que de tempos a tempos se dão [os avanços na descoberta não são constantes nem lineares]...

As conversas em formato blog, podem ajudar a recriar os tais ambientes estimulantes existentes em instituições povoadas de indivíduos cujo objectivo é ousar ultrapassar o que já está escrito, e, afinal, não trazem nada de novo, apenas aceleram as trocas de correspondência há muito detectadas entre investigadores, ou às «conversas» por meio de comentários a artigos publicados em revistas...
Mais do que uma ferramenta, os blogs são uma extensão de nós, do que nos move e das respostas que procuramos. O que as instituições podem fazer com eles, está para lá do seu controlo, uma vez que continuam a ser os indivíduos que os tornam (ou podem tornar) uma mais valia. Um blog por si só é uma ferramenta vazia, sem voz, sem conteúdo!
Fica mais outra proposta para a implementação de weblogs no contexto organizacional, vindo do Deutsche Bank Research: Blogs: The new magic formula for corporate communications? (.pdf) [via Lilia].