2005/07/28

Este espaço...

Home Office Poland
Home Office Poland,
originally uploaded by monicaA.
... vai estar muito silencioso durante as próximas 3 semanas.

Blogs, redes sociais e eventos

A proliferação de ferramentas de comunicação e informação tem vindo a multiplicar a nossa capacidade de gerir a informação e também potenciar a capacidade de relacionamento com os outros. Mas o que nos devemos perguntar mantém-se inalterado: para quê? porquê? Estas foram as palavras deixadas pelo Fernando, na sessão que decorreu na Universidade de Santiago de Compostela, cujos slides já se encontram disponíveis [pdf]:Criação de diários pessoais e redes sociais.

E, como o mundo é cada vez mais pequeno, ao ler a entrada do Fernando fui alertada para os apontamentos deixados pelo JJ e pelo José Luis, que vai estar no II Encontro de Weblogs, na Covilhã! Confesso que há muito gostava de o conhecer pelo trabalho que tem desenvolvido.

2005/07/26

«Competent Jerks» ou «Lovable Fools»?

Mais um estudo divulgado pelo HBS Working Knowledge:Fool vs. Jerk: Whom Would You Hire?:

"When you launch into a task with those you already know, you don't waste a lot of time figuring out what to expect from them or explaining what you mean every time you say something."

(...)

"A diverse collection of colleagues—whatever the tensions and misunderstandings that arise because of their differences—provides an array of perspectives that can lead to truly innovative approaches to accomplishing a task."

Para quem pretender ler o artigo original, pode tentar aceder ao pdf do artigo: Tiziana Casciaro e Miguel Sousa Lobo (2005). "Competent Jerks, Lovable Fools, and the Formation of Social Networks". Harvard Business Review, Vol. 83, No. 6.

2005/07/20

[report] Resultado de estudo - utilização de blogs no contexto organizacional

John Cass, Kristine Munroe e Stephen Turcotte (2005). Corporate Blogging: is it worth the hype?. Backbone Media, Inc:

"What we discovered was that for the majority of our survey sample, (which includes some of today's biggest corporations and scrappiest underdogs), corporate blogs are living up to all the hype. We discovered that corporate blogs are giving established corporations and obscure brands the ability to connect with their audiences on a personal level, build trust, collect valuable feedback and foster strengthened relationships while and at the same time benefiting in ways that are tangible to the sales and marketing side of the business."

2005/07/11

Paisagem sonora urbana

A propósito deste projecto do IST lembrei-me da nossa ida a Badajoz, no início deste ano, e de na malha urbana termos encontrado algo muito agradável: os sinais sonoros nas passadeiras de peões, destinados a invisuais, imitavam sons de passáros em vez dos habituais ruídos que encontramos na nossa cidade.

2005/07/08

Integrar tecnologias no contexto organizacional

Não é novidade que muitas das tecnologias, por vezes bastante sofisticadas, que se implementam nas organizações podem constituir um problema em vez de se tornarem parte da solução. Num pequeno artigo de opinião, Hubert Saint-Onge (Maio, 2005) avança com diversas explicações, entre elas as questões ligadas à mobilidade:

"We're finding that mobility and the prevalence of real-time connectivity add significant complexity to the picture. The lack of integration and the resulting usability issues become significant barriers to user adoption."


Vale a pena fazer a ponte deste artigo para o relatório sobre tecnologias de cooperação, até porque permite situar os weblogs em termos de colaboração, e onde se integram outras tecnologias já disponíveis e que se complementam.