2005/03/16

Utilização organizacional de blogs...

... uma sistematização para a utilização organizacional dos weblogs realizada por Fernando Polo. A abordagem é feita tendo em conta diversas funções da comunicação: interna (gestão de projectos e divulgação), externa (divulgação de produtos/serviços, gestão de crises e relação com os média) e recrutamento [gracias, Fernando :-)].

2005/03/15

Ser encontrada através do blog...

... tem-se tornado cada vez mais frequente. Desta vez, alguém que me fez recordar uma parte significativa da minha vida, sobretudo no que toca à minha formação académica, iniciada em terras de Macau. Obrigada, São! Está estabelecido o link ;-)

2005/03/12

Apontadores para Gestão de Conteúdos e Redes Sociais

Na sequência desta entrada - apontadores para Gestão de Conteúdos e Redes Sociais - do JL Orihuela, achei que aqui devia deixar ficar este registo.

À medida que os utilizadores de blogs se vão familiarizando com a edição dos blogs, vão sentido a necessidade de incorporar outras funcionalidades (alojamento de blogs, imagens, wikis, RSS, favoritos, etc.).

A possibilidade de tirar partido das redes sociais vai aumentando. Estas têm-se vindo a construir à medida que cada vez mais pessoas vão utilizando e descobrindo novas formas de organizar informação, centradas no indivíduo (Gestão Individual de Informação vs Gestão Organizacional de Informação). Como exemplo de partilha de favoritos colectivos o del.i.cio.us e o Furl. O primeiro, permite marcar favoritos de qualquer conteúdo existente em formato web (hiperlink) e de encontrar pessoas que estão a marcar as mesmas páginas e/ou descobrir outas que nos tinham passado despercebidas. No segundo, a possibilidade de marcar artigos que se estão a ler e de os relacionar com outras pessoas que têm os mesmos interesses e/ou que estão a ler as mesmas coisas.

2005/03/08

Um Guia prático de MySQL em Português

O mês passado, marquei como ideia para acrescentar valor às colecções, o processo para criar RSS feeds para livros recém-entrados:

"O processo para criar RSS feeds para livros recém-entrados numa base de dados bibliográfica é explicado por Kenton Good e o resultado é este. Assim os utilizadores da biblioteca já podem monitorizar as áreas do seu interesse, automaticamente."

E acrescentava como nota que era necessário ter conhecimentos de MySQL, para além do conhecimento da aplicação de suporte à biblioteca.

Pois bem, acabou de sair um livro de grande utilidade para quem acha que está na altura de começar a tirar partido das funcionalidades desta aplicação de código aberto (Open Source):

Ver excerto do livro em pdf.

2005/03/03

[práticas] Sun (employees) Bloggers

No seguimento da entrada anterior (How true) e do comentário do Olaf, que me relembrou o meu objectivo inicial ao criar este blog, deixo a declaração da organização Sun quanto à questão dos seus empregados utilizarem Blogs: Sun Bloggers:

"Welcome to Blogs.sun.com! This space is accessible to any Sun employee to write about anything."

"The individuals who post here work at Sun Microsystems. The opinions expressed here are their own, are not necessarily reviewed in advance by anyone but the individual authors, and neither Sun nor any other party necessarily agrees with them."

Desta declaração ressalto apenas 3 questões fundamentais:

  • A organização providencia um espaço para agregar todos os blogs existentes a nível mundial das suas operações (possibilidade de a integrar no fluxo de informação interna da organização, auscultando o meio ambiente);
  • Mostra confiança nos seus funcionários, ao mesmo tempo que ressalva que os comentários aí colocados são a opinião individual das pessoas; e
  • Ao fazê-lo, pode minimizar a necessidade dos funcionários manterem o anonimato, identificando questões emergentes ou latentes, através da monitorização de um espaço contido dentro da organização.

A Sun disponibiliza também, na secção de notícias, blogs seleccionados e agregados, para consulta pública e com o perfil dos funcionários, autores dos blogs.

PS - Artigo publicado num jornal, com o excerto de uma entrevista a responsável da Sun: Government Technology's Public CIO Magazine:

"Such freedom is key to any blogging success. 'The only reason the blogs work is the authentic human voice,' explained Bray. 'So that is one of the single most important things determining the content of a blog. You can be 100 percent certain that if a blog is written in the language of marketing, and talks about synergistic solutions and that kind of stuff, the readers will detect that instantly and just stop reading it. We are all besieged by marketing hype all the time. So you are just not going to get read unless you expose a genuine human voice." [via CF&A]