2005/11/13

Solução temporária - comentários moderados


Moderated comments
Originally uploaded by monicaA.
Depois de umas semanas em que fui alvo de umas centenas de splogs (spam blogs), juntamente com muito mais pessoas, o Blogger passou a disponibilizar uma opção para moderação de comentários.

Acredito que dentro de pouco tempo deixará de ser necessário utilizar esta funcionalidade (conto que os splogs, sabendo dessa funcionalidade, se afastem dos blogs alojados no blogspot.com) mas até lá, os meus comentários passaram a estar abertos a todos (sim, anónimos também, Sab ;) só que ficarão pendentes de um ok meu, manual.

Todos os comentários continuam a ser bem vindos, o que inclui qualquer crítica, sugestão ou discordância :-)

7 comments:

  1. Acho que as pessoas menosprezam o valor dos anónimos no contexto da web. Ser anónimo não é crime, não é sinónimo de pouca qualidade, não é cobardia...

    http://www.russellbeattie.com/notebook/1008640.html

    ReplyDelete
  2. Olá Russ,

    Claro que é sempre mais agradável conhecer quem está por trás dos comentários, mas concordo que é importante ouvir todas as vozes e que muitas vezes, os motivos de alguém ser anónimo se prendem com a necessidade de fazer um registo ou de esquecer uma password (o que me acontece muitas vezes ;)

    ReplyDelete
  3. Não sou o Russ.
    Apenas liguei para ele.

    ReplyDelete
  4. Já acionas-te o sistema para colocar um código a partir de uma imagem !? isso a mim, cortou logo o spam..

    ReplyDelete
  5. Óptimo! Assim posso colocar os meus comentários e linkar para o dois cêntimos. O problema não era uma questão de ser anónimo ou não, mas o facto de se ter que ter uma conta no Blogger para conseguir comentar.

    A grande riqueza da Web é o facto dos utilizadores acrescentarem valor. Obrigar alguém a fazer alguma espécie de registo reduz substancialmente a participação.

    ReplyDelete
  6. Quanto a isso, acho muito estranho aqueles que fazem comentários por detrás do anonimato. Para mim não tem qualquer valor.

    ReplyDelete
  7. No caso das pessoas não terem uma conta activa no Blogger, o facto de aparecerem anónimas pode apenas querer dizer que não estão com vontade/tempo para efectuarem (mais) um registo.

    Mas os anónimos não sou todos iguais. Alguns anónimos têm receio de mostrar quem são ou de, mais tarde, se arrependerem do que deixaram escrito «preto no branco». Outros anónimos, podem não querer que se lhes siga o rasto digital. Outros ainda, acham que esta coisa dos blogs é uma mode de miúdos que não têm mais nada para fazer e que isto é uma pura perda de tempo, como já várias vezes me foi dito no contexto organizacional.

    Pesei alguns prós e contras e achei que devia deixar o espaço aberto ao anónimos... muito também por causa de 1 leitor em especial, que embora mantenha, em termos discursivos, que os blogs são um passatempo que consome demasiado tempo, vem aqui regularmente buscar informação para a sua actividade profissional ;-)

    ReplyDelete