2005/11/01

[FAQ] Splogs - como lidar com blogs de spam

Tenho assistido a um crescendo de falsos comentários neste blog e noutros que visito. Muitos deles apelam à auto-estima dos autores e raramente acertam nos conteúdos que elogiam, remetendo links para falsos blogs (os tais Splogs) como forma de inflacionarem o valor dos seus sites (i.e. sistema utilizado pelo Google para calcular "importância" de uma página, PageRank).

Para o utilizador, nós (autores de blogs), isto torna-se um pesadelo pois obriga (para quem usa o blogger.com) a ter que apagar manualmente cada um desses falsos comentários. No meu caso, os blogs que mantenho (b2ob e o blogtese), apesar de pouco conhecidos, andam a receber, em média, 12 comentários desse tipo por dia, obrigando-me a uma perda significativa de tempo (o tal tempo que não tenho :-( )

O CF&A, que possivelmente também tem andado a ter os mesmos problemas, disponibilizou um artigo da WiredNews, com dicas bastante úteis para ajudar a combater este fenómeno - How to Fight Those Surging Splogs:

  • Para descobrir se estão a ser alvo de Splogs, podem utilizar pesquisa de palavras chave (nome do vosso blog, endereço, nome com que são conhecidos na internet, etc) subscrevendo-as através do Technorati, IceRoket, Bloglines ou outros...
  • Denúnciar os casos que vão tendo conhecimento para a plataforma onde estão alojados os vossos blogs. No caso de utilizadores do blogger.com não dispomos de comentários moderados, mas podemos, caso se trate de um Splog alojado no blogspot.com assinalar no topo do blog (canto superior direito, onde se vê uma bandeirinha, muito discreta) pressionando e assinalando assim que se trata de um blog com conteúdos duvidosos.
  • Remover todas as mensagens, identificadas como sendo de Splogs dos blogs

Acrescento outra: ajudar a explicar este fenómeno a novos bloggers e partilhando formas de combater este fenómeno. Afinal é a componente social que continua a fazer dos blogs uma mais valia. Não será? :-)

2 comments:

  1. Mónica,
    os comentarios neste momento no meu weblog estao a ser moderados manualmente juntamente utilizo um plugin no wordpress que é o akismet para reportar o spam.

    ReplyDelete
  2. Obrigado pelas dicas.

    ReplyDelete