2005/10/27

Incorporar os weblogs no estudo das redes de C&T

Como ferramenta de comunicação mediada por computador (CMC), os blogs fazem parte das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e por isso não devem ser ignorados em estudos de colaboração e redes científicas e tecnológicas.

A propósito de redes de colaboração científica, ver Renato Balancieri et al (2005), A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes, Ciência da Informação, Vol. 34 (1), p. 76 [ver pdf]:

"É relevante observar que as informações e recursos viabilizados pelas novas TICs ainda não fazem parte dos processos de gestão da C&T [Ciência e Tecnologia]. Entretanto, é de se esperar que a aplicação continuada das TICs às redes em C&T e a relevância da atividade coletiva no processo de inovação possam alterar esse quadro. Informações sobre a capacidade de multiplicação de conhecimento, facilidade de cooperação e alcance das relações interpessoais poderão, no futuro, constar entre os indicadores que subsidiam as decisões de agências de fomento quanto ao financiamento e planejamento em C&T."

No comments:

Post a Comment