2005/09/07

Blogs e a colaboração mediada por computador

Mais um exemplo de utilização dos weblogs, enquanto ferramenta, por forma a permitir a colaboração mediada por computador, junto de uma comunidade científica com poucos recursos. O draft da comunicação SciBlog: a tool for Scientific Collaboration.pdf detalha a forma de implementação do blog e o que esteve na origem da sua criação [via Vitorino Ramos].

Para quem ainda não percebeu o potencial da ferramenta no contexto das organizações e, em particular, nas organizações que se dedicam à investigação, esta pode ser uma das formas de divulgar a utilização de blogs - utilização de um blog colaborativo, com uma finalidade específica, minorando o trabalho ligado aos aspectos de manutenção e aumentando a troca de conteúdos que mais facilmente podem atrair pessoas da área.

Outras formas podem passar pela agregação de informação de blogs já existentes que desenvolvam temáticas comuns ou que se complementem. A título de exemplo, a iniciativa que esteve na origem da criação do Planeta Asterisco. Apesar de não se tratar de uma comunidade científica, ilustra bem o potencial da agregação de conteúdos, sem necessidade de duplicar esforços com a publicação em 2 ou mais locais diferentes.

No caso referido, dando origem a um espaço de divulgação e de encontro de um grupo de pessoas com interesses e temáticas diversificadas que cobrem um leque abrangente de assuntos (desde as questões ligadas ao software livre, desenvolvimento de aplicações, novas tecnologias, alertas sobre as mais diversas TIC, etc) e, mais importante ainda, promovendo o conhecimento e estreitando laços que eliminam os silos a que assistimos dentro e fora das organizações conhecidos pelo sindroma do «not invented here» (conhecidos tb em Portugal por «ilhas»).

PS - A Câmara Municipal de Resende está atenta ao potencial do RSS e já disponibiliza este formato para chegar aos seus munícipes :)


PS2 [23/Nov/2005] - Ver recente entrada no LisbonLab com mais exemplos de câmaras que já disponibilizam RSS aqui.

No comments:

Post a Comment