2005/09/23

Aqui todos sabemos quem somos

Vitorino Ramos (2005), DAS NAÇÕES, DAS ORGANIZAÇÕES E DA PROCURA:

"A imensa falta de trabalho em equipa no nosso país, ou a pura rejeição de tal possibilidade alimentando acéfalos anti-corpos, é disso confrangedor exemplo. Ou a auto-censura quase genética que realizamos em não procurar ouvir especialistas de diferentes áreas sobre o mesmo assunto de interesse. Ou por último a evidente lacuna de cultura urbana ou de desprezo pelo espaço público, são mais um entre tantos outros exemplos.
(...)
Temos sido marcados por um conservadorismo e egoísmo quase granítico, que nos cristaliza invariavelmente sob o mesmo ponto da paisagem global de possibilidades. Creio ser tempo de re-equacionar este nosso pequeno balanço social, colectivo e distribuído de exploração do espaço conceptual e procurar sem receios, albergar no dia a dia das nossas vidas e das nossas profissões, uma maior possibilidade à serendipidade."
Em Junho recebi uma mensagem de uma pessoa que não conhecia (e ainda não conheço), que perguntava se autorizava que o meu blog fosse adicionado aos restantes que faziam parte do Planeta *. A mensagem [reproduzida com autorização do autor] dizia:


Boa tarde,

Estou a contactar bloggers portugueses, que possuam alguma relevância,bem como usem o tema da tecnologia, informação e ciência de forma aconcretizar uma iniciativa; o Planeta Asterisco - um site agregador deblogs nacionais - semelhante a tantos outros - http://planet.go-oo.org/, http://planet.gnome.org/, http://planet.perl.org/.

Pretende-se assim dar uma maior visibilidade ao que se faz por cá,fornecendo conteúdos interessantes a leitores.A língua materna será a portuguesa, contudo muitos possuem o seu blog eminglês, pelo que não será obrigatório o seu uso, mas sim preferencial.Para tal gostaria de contar com a sua autorização para a poder "linkar"ao Asterisco. Site: http://asterisco.paradigma.pt/

Cumprimentos,

Vitor Domingos

Depois de ter recebido o convite, e antes de ter dado a resposta, achei que devia ir fazer uma visita ao Planeta*. Identifiquei algumas das temáticas, sobre as quais percebo apenas o suficiente para conseguir estabelecer pontes para quem sabe (para perguntar temos que saber a quem, não será?...). Na altura, dessa lista, não conhecia ninguém e a verdade é que ainda não conheço (espero conhecer no dia 5 de Outubro :-), apesar de me ter permitido identificar e aprofundar algumas questões, muito relacionadas com um dos projectos de que faço parte. Enviei a minha resposta:

Olá Vitor!

Gostaria de começar por agradeçer o seu contacto (não sei se já nos conhecemos mas a minha memória, muito fraca para nomes, não me devolveu resposta :)

Estive a dar uma vista de olhos no asterisco.paradigma.pt e parece-me ser uma iniciativa bastante interessante. Se acha que o B2OB (
http://b2ob.blogspot.com/) pode contribuir para este local de agregação, do meu lado não me oponho. Parece-me até uma forma de poder vir a identificar mais competências que desconheço, apesar de Portugal ser tão pequeno ;-)

Parabéns pela iniciativa e
cumprimentos,


Mónica


Às vezes é preciso vir alguém, que não vemos há demasiado tempo, para nos lembrar que aqui, todos sabemos quem somos.

4 comments:

  1. Muito interessante este post. Faz-me lembrar longas conversas que costumo ter com colegas e amigos, em diversos projectos, sobre a melhor forma de colaborar entre eles e dentro deles.

    Curiosamente, tudo tende para o primeiro exemplo do artigo. Isto surgiu recentemente num projecto de segurança, a HoneyNet Portugal: http://genhex.org/lists/honeynet-pt/threads.html

    Espero em breve, poder comentar este seu artigo mais pormenorizadamente, já que tenho em mãos um projecto "colaborativo" :) que necessita de ser finalizado - o OpenOffice.org Portugal.

    ReplyDelete
  2. Parece que já temos 1 tema, pelo menos, para as Lightning Talks. Seria muito bom poder contar com o Vitorino Ramos como orador.

    ReplyDelete
  3. vitorino ramos26/9/05 23:18

    ola Monica. obrigado por te lembrares de mim, mas eu de facto no outro dia estava em lisboa, mas ja estou por aqui http://synasc05.info.uvt.ro/index.php?option=com_content&task=view&id=35&Itemid=62, e na volta entre apertos vou directo para albufeira (http://nisis.industrialsafety-tp.org/downloads/call_for_paper_draft.pdf). Deixa estar, que pessoas como nos, irao sempre se encontar. Forca. desculpa os acentos. vito+

    ReplyDelete
  4. Talvez no II encontro de weblogs?... ainda não consegui encontrar alguém que tivesse o Linked para eu ler. Às vezes dou um pulo até ao «read inside» do google, mas não é a mesma coisa que poder pôr um livro debaixo do braço e levá-lo comigo para almoçar :)

    Mónica

    PS - Se estiveres com o JJ diz-lhe que estou solidária e que penso o mesmo ;)

    ReplyDelete