2005/08/23

Weblogs e divulgação da ciência

Mais vozes se juntam para a divulgação da ciência através dos blogs: Sofia Araújo, Blogociência [no Ciência Hoje]:

"Uma característica importante destes blogues, é que por cada texto escrito, quem o lê pode deixar comentários, fazer perguntas. Pode-se discutir as últimas descobertas, a política e o financiamento de Ciência, pode-se perguntar a quem escreveu o que não se percebe. Um blogue de Ciência pode ser muitas coisas distintas ou todas ao mesmo tempo, mas é, acima de tudo, um local de diálogo."

Apesar de o texto não o referir (apenas considera oito os blogs de divulgação da ciência em Portugal), existem muito mais. Felizmente o Pedro Fonseca (que tem feito um excelente trabalho na divulgação de TIC, desde Setembro de 2002) estava atento e criou o Blogues de Ciência em Portugal. Parabéns pela iniciativa :))

2 comments:

  1. ...mais do que divulgação, parece-me importante que se desenvolvam temas sobre o papel da ciência na sociedade, em termos futuros, designadamente na sua relação com a religião.
    Qual a vantagem em satisfazer a humana necessidade de ter fé, através da não dogmática ciência e do seu método intrínseco de observação e construção/reformulação de teorias, em vez de através de outros sitemas de observação e compreensão da realidade.

    ReplyDelete
  2. Acho muito boa a ideia de fazer uma lista extensiva dos blogues de Ciência em Portugal. Parabéns e façam publicidade!

    ReplyDelete