2005/04/14

[eventos] Encontro Nacional Tecnologia Aberta (Open Source) II

PS [15/Abril/2005], deveria ser AS - Algumas das apresentações desta sessão já estão disponíveis no site do evento [via Ana Barros e Sofia Luz], entre as quais:

Na sequência do Encontro Nacional Tecnologia Aberta , fui procurar um dos estudos mencionados pela IDC, "Evolução e Tendências do Linux em Portugal". Não foi de grande utilidade uma vez que depois de consultar a página da IDC, verifiquei que o estudo não está em livre acesso (Open Access), nem sequer o acesso à versão digerida, cadernos IDC, que requerem assinatura. Adiante! Deixo o registo da informação que recolhi na sequência deste evento:

  • Projecto integrado (GNU/Linex), hoje um estudo de caso, desenvolvido na região da estremadura, em Espanha, mostrando alguns dos benefícios de uma abordagem integrada, capacidade de visão política, fazendo de uma região isolada um caso para reflexão devido à integração, a vários níveis, da banda larga e do software aberto nesta região (ver "Live CD" com a cobertura da EuroNews, 700Mb, ou apresentação em html).
  • Página do Grupo de Utilizadores de Linux (do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto) , existe uma secção GNU/Linux que vai dando conta dos desenvolvimentos associados (em Portugal e no resto do mundo).
  • The Linux Documentation Project, com secções de «HowTo's», guias e livros com material em profundidade, FAQs (Frequently Asked Questions) e diversos recursos de apoio, revistas e comunidades existentes a nível mundial. Esta página está disponível em diversas línguas, onde se inclui o Português (... do Brazil).
  • Página de apoio ao Bacharelato de Engenharia Informática, mantida por António Costa, onde existem diversos recursos, entre eles referências ao Sistema Linux. Encontrei aqui a referência para Livros sobre Linux de Acesso Livre (Open Access) e para uma secção de Introdução ao Linux em Inglês, bastante completa.

[ver Relação dos blogs com o «Open Access» e outras entradas sobre Open Source no B2OB]

1 comment:

  1. Soube do evento um bocadinho em cima da hora por isso não deu para ir. Felizmente que tu és um espectáculo e disponibilizaste logo esta informação todinha para quem não pôde lá estar e para quem esteve e não apanhou tudo ;). Claro que com esta papinha toda feita só me resta fazer copy-paste desta info e colar no meu Quarto. Aproveito também para deixar um beijinho e a promessa de um dia te convidar para um cafézinho! Chuac,
    Filipa

    ReplyDelete