2005/03/03

[práticas] Sun (employees) Bloggers

No seguimento da entrada anterior (How true) e do comentário do Olaf, que me relembrou o meu objectivo inicial ao criar este blog, deixo a declaração da organização Sun quanto à questão dos seus empregados utilizarem Blogs: Sun Bloggers:

"Welcome to Blogs.sun.com! This space is accessible to any Sun employee to write about anything."

"The individuals who post here work at Sun Microsystems. The opinions expressed here are their own, are not necessarily reviewed in advance by anyone but the individual authors, and neither Sun nor any other party necessarily agrees with them."

Desta declaração ressalto apenas 3 questões fundamentais:

  • A organização providencia um espaço para agregar todos os blogs existentes a nível mundial das suas operações (possibilidade de a integrar no fluxo de informação interna da organização, auscultando o meio ambiente);
  • Mostra confiança nos seus funcionários, ao mesmo tempo que ressalva que os comentários aí colocados são a opinião individual das pessoas; e
  • Ao fazê-lo, pode minimizar a necessidade dos funcionários manterem o anonimato, identificando questões emergentes ou latentes, através da monitorização de um espaço contido dentro da organização.

A Sun disponibiliza também, na secção de notícias, blogs seleccionados e agregados, para consulta pública e com o perfil dos funcionários, autores dos blogs.

PS - Artigo publicado num jornal, com o excerto de uma entrevista a responsável da Sun: Government Technology's Public CIO Magazine:

"Such freedom is key to any blogging success. 'The only reason the blogs work is the authentic human voice,' explained Bray. 'So that is one of the single most important things determining the content of a blog. You can be 100 percent certain that if a blog is written in the language of marketing, and talks about synergistic solutions and that kind of stuff, the readers will detect that instantly and just stop reading it. We are all besieged by marketing hype all the time. So you are just not going to get read unless you expose a genuine human voice." [via CF&A]

1 comment:

  1. Anonymous3/3/05 17:51

    Tim Bray, um dos impulsionadores do uso de blogues na Sun, tem um blog em http://tbray.org/ongoing

    ReplyDelete