2005/01/11

Contributos para a História da Gestão da Informação e do Conhecimento em Portugal

Em tempos conturbados e de grande indefinição sobre a estratégia e rumo da investigação em Portugal (e, lamentavelmente, não só), com reflexos no clima que vivemos dentro das nossas organizações, senti especial orgulho, o orgulho da pertença, ao ler o artigo "Gestão da Informação e do Conhecimento: 10 anos de investigação no INETI".

Infelizmente "Os direitos de reprodução dos artigos publicados passarão a ser propriedade de PÁGINAS a&b." (PÁGINAS a&b: Arquivos e Bibliotecas, normas para publicação de artigos), o que quer dizer que, apesar de contribuir para o conhecimento da história associada ao desenvolvimento da gestão da informação e do conhecimento no nosso país, só estará disponível a quem assine a revista em questão, conheça alguém que tenha um exemplar e/ou tenha acesso por intermédio de uma biblioteca (que ainda consiga manter esta assinatura, paga, apesar dos cortes orçamentais a que têm vindo a ser sugeitas).

Fica então o resumo e a indicação de que existe a possibilidade de consultar este artigo na biblioteca do
INETI.

"Apresenta-se o percurso da unidade orgânica que, no INETI, cumpre agora 10 anos de plena actividade de investigação nos domínios da Ciência, Engenharia e Gestão da Informação [CITI]. Esta fase de maturidade só foi possível depois de outro período de 10 anos de investimento na criação das condições necessárias: desde a formação de quadros (mestres e doutores) até à aprovação da área científica pelo Conselho Científico do INETI e aprovação das atribuições e competências de I&D da unidade orgânica. Descrevem-se os projectos mais relevantes, agregados em torno de duas linhas de investigação: a) Apoio às empresas; b) Apoio ao Estado. Finalmente, é apresentada a visão daquela unidade de investigação para o papel a desempenhar no futuro próximo.




Centro de Informação Técnica para a Indústria (CITI) Posted by Hello

6 comments:

  1. Anonymous11/1/05 15:10

    O artigo só foi publicado nessa revista? Estará disponível em formato electrónico?

    Obrigado pelas informações,
    Sérgio Nunes

    ReplyDelete
  2. Olá Sérgio,

    Infelizmente não está disponível em formato electrónico e só foi publicado nesta revista. No entanto, tal como menciono no texto, a nossa biblioteca tem um exemplar dessa revista que pode ser consultado. A referência bibliográfica completa:

    Barrulas, Maria Joaquina e Correia, Zita (2004). Gestão da Informação e do Conhecimento: 10 anos de investigação no INETI. PÁGINAS a&b, 14, pp.95-108.

    A outra alternativa será entrar em contacto com as autoras e pedir uma cópia do exemplar. Por diversas vezes tenho recorrido a esta estratégia para poder aceder a artigos sobre a qual tenho interesse mas que não existem nas bibliotecas/bases de dados a que tenho acesso. Tenho recebido sempre respostas muito rápidas (e simpáticas :), muitas vezes com mais artigos do que aqueles que havia solicitado e com referências para outros trabalhos.

    Já agora, está a desenvolver trabalho nesta área? Mantém também um blog?

    Cumprimentos,

    Mónica

    ReplyDelete
  3. Anonymous13/1/05 18:59

    Viva,

    vou tentar obter o artigo através da biblioteca da faculdade. Sou formado em engenharia informática mas com interesses na área da gestão de informação (mestrado).

    Não mantenho nenhum blogue. A (simples) leitura diária já me absorve mais tempo do que gostaria. :) Mas é com muito interesse que assisto ao surgimento de vários blogues portugueses na área da gestão de informação.

    Cumprimentos e obrigado pela ajuda,
    Sérgio Nunes

    ReplyDelete
  4. Olá mais uma vez, Sérgio!

    Peço desculpa por insistir, mas a minha curiosidade aliada ao facto de sermos ainda (muito) poucos a olhar para a Gestão da Informação (a tal massa crítica de que necessitamos para fazer avançar esta área) de uma forma abrangente, levam-ne a não querer perder o seu contacto.

    É «o Sérgio» que terminou o Mestrado no dia 7 de Novembro do ano passado, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o tema "Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Universitários"?

    Aguardo,
    Mónica

    ReplyDelete
  5. Anonymous14/1/05 11:39

    Excelente "gestão de informação". :)

    Sérgio Nunes

    ReplyDelete
  6. Obrigada, Sérgio.
    Mónica

    PS - gosto muito dos «deliciosos» links. Temos links comuns só que eu os faço no bloglines. Acho que vou ter que mudar ;-)

    ReplyDelete