2004/11/27

Diversos artigos sobre weblogs...

... num número especial das comunicações da ACM - Communications of the ACM, Volume 47, Issue 12 (December 2004) The Blogosphere [via Lilia, congratulatios for your brother ;-)]. Depois de ler os artigos vou colocando aqui as minhas impressões.
Por agora... time for weekend!

2004/11/26

HP com blogs

Para quem estiver menos atento, notar que esta secção de bloggers da HP está incluída na «Dev Resource Central». Em termos de política editorial da HP para com os seus colaboradores, encontrei estas linhas no final de cada blog:

Mark Perreira's blog - HP Dev Resource Central: "Opinions expressed here and in any corresponding comments are the personal opinions of the original authors, not of HP and may not have been reviewed in advance by HP."
[via António Granado]

2004/11/24

Resultados provisórios do "Inquérito à utilização das TIC pela População Portuguesa"

Aceder ao relatório provisório de 2004, "Inquérito à utilização das TIC pela População Portuguesa", realizado pela UMIC, com a "recolha de dados efectuada pela empresa Metris-GFK no período de 17 de Setembro a 4 de Outubro" (p.2), através de "questionário por entrevista directa realizada no alojamento dos indíviduos" (p.2) a 3 mil indivíduos. [acesso directo ao pdf 1,8Mb].

Weblogs em Portugal

Tinha-me, de facto, passado despercebido não fosse o alerta do Fernando aqui no nosso vizinho país, Espanha.

Apesar de o artigo centrar a abordagem nos efeitos dos blogs no jornalismo, é certo que contém uma boa cronologia do fenómeno dos Blogs em Portugal e também um excelente apanhado sobre o que se tem produzido, a nível global, para melhor compreender esta ferramenta.
Cá fica:

Santos, L. A. (2005). Weblogues em Portugal - Análise exploratória dos efeitos de um novo formato no Jornalismo.

[Este evento já tinha sido referido aqui -> Na direcção de qual Sociedade do Conhecimento, enquanto recurso]

2004/11/22

De Espanha chegam exemplos de blogs no contexto da investigação

O José Luis Orihuela, disponibilizou alguns exemplos de uso de weblogs como ferramenta em docência e investigação (onde também se encontra um blog português), no âmbito de uma sessão no VI Forum de Investigação em Comunicação.

2004/11/19

Pausas...

Outros ares, necessários também para aumentar a produtividade ;-)

2004/11/18

Relação dos Blogs com o «Open access»...

... a propósito de uma excelente apresentação sobre o Acesso Livre, de Eloy Rodrigues, com uma vasta publicação de artigos sobre o tema [v.g. Acesso ao conhecimento], achei que estava na altura de colocar um pequeno apontamento.

O movimento de acesso livre [Open access, diferente de Open content] está relacionado [diria mesmo, interligado] com o acesso a uma rede mundial, que hoje associamos à internet. O tal ambiente que torna possível a troca de ideias à escala global, caracterizada pela flexibilidade e dinâmica em que assenta, ao permitir, por exemplo, que investigadores de diversos pontos do globo se «encontrem» apesar da sua localização geográfica. O blog, neste contexto, torna-se uma ferramenta adicional de comunicação mediada por computador [CMC].

Ao longo dos últimos anos [ver Timeline of the Open Access Movement], têm surgido cada vez mais revistas em regime de acesso livre, o que em nada compromete a sua qualidade dado que, ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, estes também são peer reviewed por forma a assegurar a qualidade das contribuições [v.g. Information Research].

Tal como já foi aqui diversas vezes ilustrado [ferramenta ao dispôr das Organizações, pensamento em voz "baixa", blogs como ponto de encontro, ensaio de Nielssen, blogs no mapa das comunicações, etc.], os blogs, enquanto ferramenta, permitem alargar o espectro da comunicação pessoal, disponibilizando-a, de forma fácil, num formato de acesso global, em rede [ter em atenção linhas de orientação para Blogs Organizacionais].

À semelhança do que existe quando queremos fazer menção a uma ideia que não é nossa (num artigo, numa apresentação, num relatório, etc.), em que remetemos o leitor para o objecto em que se encontra [v.g. APA], nos blogs utilizamos os hiperlinks, que nos permitem remeter o leitor para a fonte(s) consultada(s) em linha.

Só que, ao contrário do que acontece numa publicação impressa, a facilidade de encontrar no momento (e verificar ou aprofundar) a interpretação que foi feita, torna-se mais fácil. Este mais fácil, só será possível se os nossos links remeterem para objectos em regime de acesso livre. Caso contrário, apesar de esta ferramenta permitir essa utilização, estamos a condicionar essa verificação a leitores com o mesmo tipo de acesso que nós temos, e, dessa forma, a criar barreiras à divulgação de ideias, de pontos de vistas, de intersecção com outros trabalhos, outros autores, outras abordagens...

Por isso, tenho feito um esforço, com algumas excepções, para colocar, aqui no blog, remissões a objectos em acesso livre, apesar de saber e reconhecer que muitas publicações mereciam aqui destaque para aprofundar a temática dos blogs no contexto organizacional, de entre toda a informação que vamos produzindo à escala global.

Blog de Professor e Alunos do 7º ano

Quando se fala da utilização dos blogs no contexto educativo, nada melhor do que ilustrar com um exemplo, em terras de Portugal:

A cada professor, a cada aluno um blog: "O Geografismos serve de ligação a oitenta e quatro blogs de alunos de Geografia de sétimo ano. Começámos o trabalho no Inverno de 2003, Évora. Temos um ano de vida e, actualmente, fazemos aulas de Geografia perto do mar, na escola do Pinheirinho, Almada. Um tremendo abraço a todos."
O empenho e a vontade do Professor Luís Palma de Jesus, apesar da falta de encentivos (que já vão sendo habituais cá na terra), parecem ser determinantes. Para além de constituir uma excelente forma de ensinar as tecnologias de informação e comunicação (TIC), constitui um estímulo pelos resultados obtidos - aprender fazendo. Será interessante ver o alerta que este Professor lança, a propósito do (fraco) plano curricular estabelecido para a disciplina de TIC do 9º ano.

2004/11/17

Utilização de RSS em Bibliotecas

A Biblioteca Pública da cidade de Kansas já oferece aos seus utilizadores a possibilidade de subscreverem os guias temáticos do seu portal, através de News Reader [ver RSS, XML...] Computers Guide - Kansas City Public Library:

"subscribe to one or more of our Subject Guides. The Subject Guide pages change frequently, so instead of remembering to re-visit your favorite Subject Guide, you can subscribe to it using a news reader. That way, you'll know when we update your favorite Subject Guide without even visiting the page!" [via Michael Stephens]

Weblogs e a partilha de informação a nível organizacional

Para implementar weblogs no contexto organizacional será importante, à partida, avaliar a cultura organizacional existente. Apesar de estarmos há muito tempo a falar da «sociedade da informação e do conhecimento», para muitas organizações a partilha de informação não é algo natural. Parece estar muito relacionada com a noção de que «informação é poder». Deixo uma referência que fala destas questões.

"Knowing yourself, your limitations, weaknesses and strengths provides an advantage when considering the ability to share and use information effectively. The same is true with an organization made up of people. Knowing the culture of the organization is an indicator of corporate personality. Collectively, the organization's personality dictates how it will adapt to a change in its environment. Once determined, the correct change management path can be prescribed and information sharing can propel the business value of uncovered knowledge beyond expectations. The synergy experienced by a free flow of relevant information has great impact on your organization's ability to leverage its information assets."

Curioso ter encontrado aqui isto. Às vezes tenho a sensação que o «mundo» está cada vez a ficar mais pequeno ;-)

2004/11/12

Aprendizagem colaborativa: processos e produtos

No caso dos weblogs, penso que se pode seguir a mesma abordagem. Para que a utilização dos blogs, enquanto complemento educativo, a sua utilização deverá estar integrada na componente do programa da cadeira(s) em que se espera a sua utilização. Assessing online collaborative learning: process and product [para quem estiver interessado neste artigo, poderá recorrer a qq campus que tenha acesso à b-on, tal como o INETI]: "If course designers wish to give all students an opportunity to experience online collaborative learning, then it is recommended that such activities are tied to the course assessment."
Um caso prático a registar: Prof. Alex Halavais, que começou este ano lectivo (2004/2005) a incorporar a utilização de blogs nas suas turmas [work in progress].

2004/11/09

Na direcção de qual Sociedade do Conhecimento?

Na direcção de qual Sociedade do Conhecimento? II Congresso Online do Observatório para a Cibersociedade que tem estado a decorrer. Por ora fica apenas a referência para todos os artigos submetidos, a maior parte em castelhano.

2004/11/08

Corporate Weblog and Wiki Summit


Corporate Weblog and Wiki Summit: Implementing Emerging Business Tools to Streamline Enterprise Project Efficiency [.pdf]. 1 e 2 de Fevereiro, 2005 - The Miami Intercontinental Hotel, Miami, Florida.

As apresentações que vão ter lugar:

[1 de Fevereiro, 2005]
- Examining the Impact of Weblogs and Wikis on the Enterprise: What Might They Unleash?
- Developing a Strategy for Selecting and Implementing a Collaboration Tool that Meets Corporate Needs
- Comparing Weblogs and Wikis in the Corporate Environment: A Verizon Case Study
- Utilizing Weblogs as an Enterprise-Wide Collaborative Tool to Streamline Operations
- Ensuring Information Privacy and Security in Variably-Permissioned Enterprise Weblog Environments
- Utilizing Weblogs for Project Efficiency
- Using Wikis to Capture Corporate Memory
[2 de Fevereiro, 2005]
- Achieving Organizational Buy-in for Weblog Implementation
- Examining Advances in Enterprise Social Software
- Leveraging Weblogs to Simplify Internal Communications
- Time, Learning and Innovation: A Case Study on Corporate and Project Boundaries
- Capitalizing on the Benefits of RSS Aggregation
- Meeting Your Business Needs: Employing Weblogs and Wikis to Aggregate Information
- Analyzing Weblog Implementation in a DoD Test and Evaluation Program
- Generating Cross-Functional Collaboration and Communication