2004/06/04

"Conhecer para Agir" (2)

Foi muito estimulante o lançamento da Zona Portuguesa de KM no KnowledgeBoard, «Conhecer para Agir» (INETI, 2 de Junho), não só pelas apresentações que tiveram lugar por representantes do KnowledgeBoard mas, acima de tudo, por todos os que estiveram presentes, que deram corpo às várias facetas existentes nas abordagens à Gestão do Conhecimento. Para quem não conseguiu estar presente, fica um pequeno apanhado.

Anne Jubert fez a apresentação do KnowledgeBoard, missão e visão, e falou nas novas funcionalidades que a plataforma irá ter até ao final do ano. Innovations Engines for Knowledge Cities foi apresentada por Ron Dvir relacionando a arquitectura das cidades com os espaços propícios à interacção, potenciadores de conhecimento. Para último ficou a apresentação de Martin Röll introduzindo um tema inovador (Weblogs no Contexto Organizacional - colocar assim que for disponibilizada) com as potencialidades que esta ferramenta pode acrescentar às existentes no actual panorama e que despertou o interesse da audiência, visível através das diversas questões que foram colocadas.

Uma audiência diversificada onde se encontravam representantes da comunidade de investigação pertencentes a Universidades e Laboratórios de Investigação, o fundador da Associação Portuguesa de Gestão do Conhecimento (APGC), autores de livros que abordam a gestão do conhecimento e áreas relacionadas, várias empresas de prestação de serviços (formação, consultoria, TIC) e pessoas que estão a desenvolver estudos sobre a temática (projectos em curso e PhD). Este leque inicial de pessoas, algumas delas já inscritas no KnowledgeBoard, evidenciou as diferentes abordagem e interesses que a Gestão do Conhecimento tem em Portugal, juntando-se assim a uma comunidade mais vasta Europeia e que tem vindo a atrair pessoas de todo o mundo.

O que se está já a discutir neste novo espaço?

No comments:

Post a Comment