2004/04/13

Está «tudo» no Modelo...

Não sou dada a estas coisas, tanto mais que não tem relação com o título deste Blog, mas caramba isto (ou isto) é demais! Será que já estou «escaldada» ou este Modelo de Financiamento à I&D foi feito para captar números (dos colegas que estão fora e que recebem apoio dos países que reconhecem de facto as suas competências) para constarem das estatísticas que se enviarão depois para a UE? Virá a propósito de 2 tomadas de posse para amanhã?... [Actual Presidente + novo?]

PS [14 de Abril de 2004] - As primeiras reacções às medidas anunciadas:
"É muito importante é que esse movimento de atracção de investigadores seja acompanhado da melhoria das condições de trabalho em Portugal, para que esses investigadores, sejam portugueses ou estrangeiros, se sintam bem e contribuam para melhorar o nosso tecido científico." (Manuel Sobrinho Simões)
"a maneira como o Instituto para Informação Científica (ISI) indexa as revistas internacionais, e será a partir da publicação em revistas referenciadas por aquela entidade que serão dados os complementos aos cientistas. "Praticamente, só inclui revistas americanas da área das ciências sociais e humanas, algumas inglesas e exclui todas as revistas publicadas na Europa não anglófona. É uma visão muito américo-centrista, que cria grandes problemas nas ciências sociais e humanas." (João de Pina Cabral)
"É preciso fixar essas pessoas, que têm 30 a 40 anos, e não têm 100 artigos publicados. Não podemos viver de bolsas, que são temporárias. O problema é colocar as pessoas dentro de estruturas institucionais a sério, com um contrato." Por tudo isto, o astrónomo considera esta medida "uma piada de mau gosto". " (Maarten Roos Serote)
[via correio electrónico de colega de trabalho - Obrigada]

PS2 [12-Maio-2004] - Telex: "(...)parecer do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA) sobre o documento "Sistema Científico, Tecnológico e de Inovação - Modelo de Financiamento" (...)"

PS3 [26-Nov-2004] - Afinal parece que existiam 70 candidatos que preenchiam os requisitos, segundo a Agência Lusa [via ResearchCafé: Mais de 70 investigadores distinguidos com "Estímulo à Ciência"]

No comments:

Post a Comment