2003/11/28

Identidades...

Questiono-me (e questionaram-me) se o facto de continuar anónima não poderá inviabilizar alguns contactos. Sabendo que um dos princípios que rege a pesquisa de informação online, é a necessidade de verificar a credibilidade das fontes, o «Quem?», no meu Blog estou à partida a inviabilizar essa construção.

Desde o início, tive a preocupação de citar as fontes de informação que nele eram colocadas com a menção do nome do autor/organismo, o título do trabalho e, sempre que possível, o hiperlink para o conteúdo, sem nunca permitir que, os que eventualmente por aqui passassem, pudessem verificar quem é a pessoa por trás do B2OB, o que a move, se tem intuitos comerciais, em que contexto trabalha, etc...

No início, estas questões não se colocavam. A criação do B2OB, era apenas uma forma de explorar o potencial desta ferramenta num contexto Organizacional e, entendido desta forma, como auto-aprendizagem necessária por forma a compreender o seu potencial num contexto deste tipo (aprender fazendo).

Agora, embora a aprendizagem continue – um Blog é sempre um work in progress e quando deixa de ser, morre – outras questões se começaram a colocar através do contacto com outras pessoas (umas mediadas por computador outras não). Da vontade de enriquecer a abordagem através da interacção com outras pessoas surge a necessidade de facultar dados que permitam identificar os indivíduos e onde «eu» também me incluo.

Posto isto, e pesando todos os argumentos (a favor e contra), em que o grande peso era o institucional, este «eu» é um pouco disto, disto, e de muitas outras coisas :-)

Internet Protocol IPv6 - duplicar número de IPs disponíveis

O actual «Internet Protocol» IPv4, suporta 4 biliões de endereços IP o que pode provocar a indisponibilidade de endereços necessários para que todos os computadores possam aceder à rede global. O lançamento do IPv6 (anunciado para 15-16 de Janeiro de 2004) vai permitir duplicar o número de endereços disponíveis. Mais informações em Global IPv6 Launch Event.

2003/11/25

Conferência online sobre eMarketing

[retirei imagem, 11/07/2005]


Conferência online sobre eMarketing - dia 27 de Novembro, quinta-feira, das 17:00 às 19:00.

Programa:
· Apresentação - eLIVE em Portugal – Joaquina Barrulas (Responsável pelo projecto eLIVE em Portugal, Directora do CITI/INETI)
· eLIVE – Rede Pan-Europeia para o Desenvolvimento das PME – Jonathan Sage (IBM Consulting)
· e-Marketing – Uma realidade sectorial – Carlos Manuel de Oliveira (Presidente da APPM)
· e-Marketing – Práticas e Negócios – Miguel Fonseca (Merck Sharp & Dohme)
Contactos: +351 217 127 023

ePSINet Meeting - INETI, Lisboa - 3 de Dezembro (quarta-feira)


Parece que estamos todos convidados, isto é, quem se interessa por estas questões. Deixo aqui o programa e espero-vos «lá».
ePSIGate: "EPSINet meeting on Access, re-utilisation and commercialisation of Public Sector Information, Lisbon, Portugal, 3 December 2003 - The meeting is organised by Zita Correia of INETI, the EPSINet Country Co-ordinator " - Contacts: Tel: + 351 217 127 024 e + 351 217 127 025

Meeting Agenda
14.30 - Wellcome address - Alcides Pereira, President of INETI
14.40 - EPSINet: the project and the network - Rob Davies, MDR Partners, Network Co-ordinator
15.05 - The Portuguese participation in EPSINet. Presentation of the results of the EPSINet survey on the assessment of information needs and barriers in gaining access to PSI - Zita Correia, Country Coordinator for Portugal
15.30 - Debate
15.45 - Coffee break
16.00 - Access to Public Sector Information - Luís Vidigal, Council of the Board, Instituto de Informática, and member of the Directorate of APDSI (Association for the Promotion and Development of the Information Society)
16.30 - The Portuguese position concerning the re-utilisation and the commercialisation of Public Sector Information - Diogo Vasconcelos, Manager of UMIC (Innovation and Knowledge Mission Unit)*
17.00 - Debate

The Online Books Page

Mais um recurso valioso, nos tempos que correm, que me foi enviado pelo Quarto da Tralha - The Online Books Page: "The Online Books Page is a website that facilitates access to books that are freely readable over the Internet. It also aims to encourage the development of such online books, for the benefit and edification of all. Major parts of the site include:

- An index of thousands of online books freely readable on the Internet
- Pointers to significant directories and archives of online texts
- Special exhibits of particularly interesting classes of online books
- Information on how readers can help support the growth of online books "

SIBIS - Statistical Indicators Benchmarking the Information Society


Para quem tem que acompanhar a «Sociedade de Informação», este link remete para os relatórios disponiveis no âmbito da UE: Statistical Indicators Benchmarking the Information Society. Inclui também relatórios por País.

2003/11/21

BlogTalk 2.0 - Call for Proposals

No seguimento do BlogTalk 1.0 realizado este ano, surge o BlogTalk 2.0: Call for Proposals: "Papers to this conference should be concerned with blogs as an arena of exchange: the exchange of ideas, opinions and information as well as dreams, visions and knowledge. Addressing the topic of exchange contributors may consider strategies, consequences and benefits as well as rhetoric and aesthetics."
Dentro dos possíveis tópicos, destaco aqueles que para o nosso contexto têm interesse, e para o qual gostaria de poder contribuir (se a organização achar pertinente, se a Organização me autorizar, se a Organização tiver autorização para disponibilizar fundos):

- blogging in an enterprise environment
- weblogs and knowledge management
- weblogs in the social sciences: history, statistics and case studies
- weblogs in educational settings

Global ICT Ranking

ITU Digital Access Index: World's First Global ICT Ranking: "The first global index to rank Information and Communication Technology (ICT) access has turned up some surprises. Slovenia ties France; and the Republic of Korea, usually not among the top ten in international ICT rankings, comes in fourth. Apart from Canada, ranked 10th, the top ten economies are exclusively Asian and European. The Digital Access Index (DAI) distinguishes itself from other indices by including a number of new variables, such as education and affordability. It also covers a total of 178 economies, which makes it the first truly global ICT ranking. (...) The results suggest that English is no longer a decisive factor in quick technology adoption, especially as more content is made available in other languages. The DAI forms part of the ITU's upcoming 2003 edition of the World Telecommunication Development Report (WTDR). Published to coincide with the World Summit on the Information Society." - [Portugal - 0.65] Obtive esta informação por aqui.

Definir linhas de orientação para Blogs Organizacionais

Uma questão que me parece importante para a introdução de Weblogs no contexto Organizacional aqui e em Personal Website and Weblog Guidelines in Ray Ozzie's Weblog:

"Some employees who maintain personal websites or weblogs, or who are considering beginning one, have asked about the company’s perspective regarding them. In general, the company views personal websites and weblogs positively, and it respects the right of employees to use them as a medium of self-expression. If you choose to identify yourself as a company employee or to discuss matters related to the company’s technology or business on your website or weblog, please bear in mind that, although you and we view your website or weblog as a personal project and a medium of personal expression, some readers may nonetheless view you as a de facto spokesperson for the company."

O autor oferece algumas sugestões, tais como:
  • deixar claro que as opiniõés manifestadas no blog reflectem as ideias do autor e não da companhia (tal como os emails).
  • ter atenção em não revelar informações confidenciais da Organização.
  • ter presente as questões relacionadas com Patentes, Projectos de I&D classificados, direitos de autor, entre outros.
  • respeitar a Organização, os colegas, os clientes, membros (e.g. equipas de consórcios) e concorrentes (embora no nosso caso não se possam entender como concorrentes mas como parceiros alargados de investigação. e.g. outras instituições de investigação).
  • caso o autor do Blog assim o entenda (e a organização também) fornecer o link da organização.

Acrescento:

  • conhecer a cultura, visão e missão (para entidades governamentais a visão e a missão estão normalmente fixadas em portaria própria debaixo do articulado que refere os objectivos a que a organização se dedica e como prossegue esses mesmos objectivos).

O autor aponta também, para outros esclarecimentos, a possibilidade de se consultarem os Gestores da Organização.

2003/11/20

Metablogue

Blog com recursos sobre Blogs (meta-blog) Metablogue: "Metablogue: Espaço de recolha de observações, considerações e reflexões sobre os blogues e o blogging. (...) Áreas de Interesse: A Blogosfera Portuguesa; Blogging & Weblogs; Críticas à Blogosfera; História dos Weblogs; O Futuro dos Weblogs; Psico-Antropo-Sociologia do Blogging; Weblogs e CMC; Weblogs e Educação; Weblogs e Gestão do Conhecimento; Weblogs e Investigação; Weblogs e Organizações; Weblogs, Cidadania e Participação; Weblogs, Comunicação, Jornalismo e Media."

2003/11/19

A propósito de restrições orçamentais - Assinatura de Revistas

Desde o início deste ano que se aguarda a dita «negociação colectiva» da UMIC (Biblioteca Científica Digital) para disponibilizar revistas científicas para toda a rede nacional de investigação. Estamos a chegar ao final do ano e...? Tal como nós, outros se debatem com o mesmo problema de restrições financeiras e estão a pensar em alternativas - Cornell and Other University Libraries to Cancel Elsevier Titles: "Many faculty scholars at numerous universities have already embraced alternative scholarly publishing and open-access models, such as BioMed Central, Public Library of Science (PLoS), and others. Just this week, SPARC (the Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) announced a partnership with PLoS “to broaden support for open-access publishing among researchers, funding agencies, societies, libraries, and academic institutions through cooperative educational and advocacy activities.” "

Blogs como ponto de encontro e arquivo de ideias e documentos

O «negrito» foi colocado por mim para evidenciar o argumento apresentado em relação ao contexto de investigação embora, neste caso, universitário. Campus Communications & the Wisdom of Blogging: Syllabus, by Sarah Roberts: "In other arenas, blogs could be used to continue particularly lively class discussions cut short by an in-class schedule. Students could further their arguments with links to other information and evidence to support their positions. The online discussion could also allow more timid members of the class or those more comfortable expressing themselves in writing another venue for joining in the discussion. Researchers working across time zones and at different universities can use blogs to meet, update, brainstorm, and archive ideas and documents. Using a blog package's search engine, they can retrieve past postings, which might yield new analytic connections or relevance."

Facilitar a entrada de elementos em equipas de projecto

aqui tinha sido referida esta questão, o que aliás esteve na origem da criação deste Blog. A referência que se segue só aqui fica por estar dirigida ao sector privado. Talvez assim, possa ajudar a diluir o mito que está a ser criado [junto das chefias cá do burgo], de que um Blog não pode ser uma ferramenta de trabalho.

Is your company or group Blogging yet?: "At any moment, an individual can search the blog and find dated entries showing a previous 'conversation' on a topic. This can be helpful for documenting a project's progress, getting a new employee up to speed or parsing an old brainstorming session to see who gets the credit for a new idea."

2003/11/13

Sobre Blogues: Blogosphere - ensaio de Nielssen

Ensaio de Stephanie Nilsson (2003) A Brief Overview of the Linguistic Attributes of the Blogosphere

"Within the blogosphere, a certain variety of language has developed, one that rationalizes the human need to communicate with the constraints of the medium. These weblogs group into tight social networks that consist of varying degrees of community. Unlike traditional dense social networks, weblog communities do have an outlet, a portal, which allows for the entrance or exit of community members. Each community is anchored around a topic, whether it is job-related, research-related, age, gender, etc. Because of the closeness of the blogging networks, varieties of language can be standardized, strengthening further the sense of group identity. Discourse devices like the monologue and the dialogue come together to create extensive conversations that spread through the blogosphere with an effect not unlike an echo chamber. These threads of conversation use many of the linguistic features found in both oral and written forms of communication. The two major forms of communication have united to produce a variety that utilizes the full capabilities of the Internet environment as a means to converse and reflect. Because of the constraints of length and the purpose of this essay, this study was approached on a small scale and only within one research community. Further research is needed in order to document the level of standardization within weblogging communities, and the blogosphere as a whole."

2003/11/12

Os Blogues na construção de relações entre Organizações e Sociedade

Embora vocacionado para empresas privadas, o Blog que se segue também me parece levantar um ponto importante a favor da manutenção de um Blog com vista a estabelecer relações com determinados segmentos da sociedade, visando a divulgação das áreas de actuação existentes na «casa». No nosso caso, implicaria a abertura dos Blogs, ou de alguns Blogs ao exterior. Blog Business World: "By creating a business blog, you can develop strong bonds with your existing and future customers. Instead of treating them as numbers, you have formed a long term relationship with them. Their purchases, of your products and services, are a natural response to your blog entries. It is certainly not a one step sales system!
Creating a relationship with your customers and clients doesn't just pay off financially for your company. It is also rewarding personally for you; and for them. Start your blog and build those long term relationships."

2003/11/09

Congresso Nacional da Administração Pública: Os Vectores de Mudança

O 1º Congresso Nacional da Administração Pública: Os Vectores de Mudança é amanhã. Estou especialmente interessada no que têm a dizer sobre a reforma da "AP [que] implica desenvolver vastos e complexos processos de mudança, nas suas múltiplas dimensões institucional, legal, cultural, organizacional e tecnológica pelo que urge convidar todos os interessados a apresentar as suas reflexões ou experiências e modelos sobre este grande tema nacional."

Nota: O preço da inscrição era proibitivo (450 Euros) devido a dificuldades financeiras, mas o envio de um convite por um dos patrocinadores do evento (que não faz parte da AP), possibilitou a ida. Obrigado. Encontramo-nos lá?

Entrevista com Etienne Wenger sobre Comunidades de Prática

Retirei um dos parágrafos da entrevista, Interview with Etienne Wenger on Communities of Practice - 03 Nov 2003, porque me parece existir aqui um outro argumento para a implementação de Blogs a nível Organizacional:

"The World Bank has done some interesting experiments with what they call “the knowledge dump.” They have experts tell stories of what they have done in their careers, and then they connect that story to documents that exist inside the Bank. This way they create a sort of a hypertexted narrative of what an expert has done. So narratives are an important part of how you convey knowledge. And it’s nice to have a narrative connected to documents and things that you can go look at. It brings the story to life."

Ou seja, relacionar as práticas discursivas com os dados e a informação existentes na organização, através dos hiperlinks, tão característicos dos Blogs.

2003/11/07

Human-Computer Interaction and Information Management Research Needs

Este relatório - Human-Computer Interaction and Information Management Research Needs(Outubro de 2003) - foi realizado pelo Grupo Coordenador Human-Computer Interaction and Information Management (HCI&IM). Identifica os principais desafios que se colocam à I&D nesta área. "The report highlights some of the benefits for HCI&IM advancement, including revolutionizing scientific research, "expanding the science and engineering knowledge base," and adding to the efficiency and productivity of the workforce. Existing research and development endeavors are discussed and the need for additional investment is asserted."

Um novo Blog - Quarto da Tralha

O Quarto da Tralha promete ser um daqueles Blogs que reúnem colecções de materiais digitais por quem os vem recolhendo há muito tempo para satisfazer pedidos únicos de utilizadores, que poderão interessar a outros indivíduos. Mais um caso de partilha de recursos. Vou ficar atenta ao que vai aparecer e incorporar este caso como uma das possibilidades existentes para integrar Blogs a nível Organizacional - reutilização de informação.

2003/11/05

13º Congresso das Comunicações - APDC

Programado para os dias 18, 19 e 20 deste mês, o 13º Congresso das Comunicações - No centro das comunicações de Lisboa, Junqueira. Alguém «destas paragens» vai lá estar? Ficam os temas das sessões que vão decorrer:
18 Novembro
• Sociedade de Informação, Democracia e Cidadania
• Flash-forward: Relançamento Económico e SI
• Revisão 99: novos nodelos de negócio, concorrência e convergência
• As Tecnologias das Comunicações: a reinvenção da Indústria
19 Novembro
• Mobilidade: UMTS, Wi-Fi, novos serviços, novos terminais
• Portugal Digital: e-Government, Justiça, Saúde, Educação
• Televisão: os novos desafios
20 Novembro
• As Tecnologias de Informação: um novo ciclo de crescimento
• e-Inclusão: PMEs, Regiões e Cidadãos
• O Estado da Nação das Comunicações em Portugal

PS - A Isabel Gorjão esteve lá e contou o que se passou aqui

2003/11/04

Emerald Now, Spotlight interview: Andrew Hargadon

O conceito referido numa entrevista de Sarah Powell a Andrew Hargadon, Concept of technology brokering as the key to innovation, pode ajudar à ideia da importância de recriar novas utilizações para ferramentas já existentes. Concretamente, no que diz respeito aos Blogs, a sua adequação para o trabalho em equipas de projecto e grupos de trabalho multidisciplinar, intra e inter-organizacionais.

"O rescaldo prometido" do Bruno

... com mais um olhar sobre o Encontro Informal de Blogues. Outro olhar ainda, no suplemento Computadores do Público (penso que o link deixará de funcionar em poucos dias) do Pedro Fonseca (CF&A) Esta é outra das facetas que me interessam sobre o ponto de vista dos Blogs (Blogues?): a possibilidade de obter vários "ângulos" sobre o mesmo evento, que, neste caso, permite reflectir sobre algo que nos tinha escapado através dos apontamentos individuais dos que estiveram presentes. Não será isto o dito olhar «multidisciplinar» que se tenta (para alguns não!) cultivar no meio?...

2003/11/01

Na sequência do Encontro Informal de Blogues

Embora não com a precisão que aqui se encontra, alguns destes pontos foram "aflorados" pelas pessoas que estiveram presentes no encontro com o sub título "Blogues, moda efémera ou meio de comunicação de futuro?" e que me pareceu terem muito mais para dizer não fosse o avançado da hora. Gostava de poder continuar a conversa... Deixo mais um texto de David Pollard The Blogosphere in 2010 para provocar a discussão.

[lamento, mas ainda não descobri como é que incorporo aqui o feedback, tal como encontrei nalguns blogs. Fica o contacto no topo da página para o tradicional correio em «Mais perto»].

Dave Pollard - O Futuro das Comunicações

The Future of Communications by Dave Pollard.
Em prol da utilização de Weblogs apresenta um esquema a que chama "Communications Media Decision Tree" actual (2003) e uma proposta do que imagina que venha a ser em 2020. Com todos os problemas que levantam as futurologias, vale a pena pela sistematização com referência às funções da comunicação que servem.