2003/11/21

Definir linhas de orientação para Blogs Organizacionais

Uma questão que me parece importante para a introdução de Weblogs no contexto Organizacional aqui e em Personal Website and Weblog Guidelines in Ray Ozzie's Weblog:

"Some employees who maintain personal websites or weblogs, or who are considering beginning one, have asked about the company’s perspective regarding them. In general, the company views personal websites and weblogs positively, and it respects the right of employees to use them as a medium of self-expression. If you choose to identify yourself as a company employee or to discuss matters related to the company’s technology or business on your website or weblog, please bear in mind that, although you and we view your website or weblog as a personal project and a medium of personal expression, some readers may nonetheless view you as a de facto spokesperson for the company."

O autor oferece algumas sugestões, tais como:
  • deixar claro que as opiniõés manifestadas no blog reflectem as ideias do autor e não da companhia (tal como os emails).
  • ter atenção em não revelar informações confidenciais da Organização.
  • ter presente as questões relacionadas com Patentes, Projectos de I&D classificados, direitos de autor, entre outros.
  • respeitar a Organização, os colegas, os clientes, membros (e.g. equipas de consórcios) e concorrentes (embora no nosso caso não se possam entender como concorrentes mas como parceiros alargados de investigação. e.g. outras instituições de investigação).
  • caso o autor do Blog assim o entenda (e a organização também) fornecer o link da organização.

Acrescento:

  • conhecer a cultura, visão e missão (para entidades governamentais a visão e a missão estão normalmente fixadas em portaria própria debaixo do articulado que refere os objectivos a que a organização se dedica e como prossegue esses mesmos objectivos).

O autor aponta também, para outros esclarecimentos, a possibilidade de se consultarem os Gestores da Organização.

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